Tamanho da letra:

 

 

Creio na Remissão dos Pecados

 

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

      Neste artigo daremos continuidade a nossa reflexão sobre o Credo Apostólico com a ênfase, desta feita, na remissão ou perdão dos pecados, pois o Credo diz assim: “Creio... na Remissão dos Pecados”.

 

     O pecado segundo as Escrituras é o problema número um dos seres humanos. Quando se fala de pecado é preciso que entendamos algumas coisas sobre ele, principalmente em que consiste o pecado, a quem ele afronta e quais as suas consequências e, principalmente, a questão do perdão através de nosso Senhor Jesus Cristo.

       Pecado do ponto de vista bíblico/teológico “é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou a transgressão dessa lei”. Deus ao criar o homem deu-lhe um código moral que deve ser obedecido. A transgressão desse código constitui-se pecado contra Deus e é passível de punição, que no caso é a morte. “Porque o salário do pecado é a morte,...” Rm 6.23.

       O pecado surgiu no cenário humano através de Adão, conforme as Escrituras. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” Rm 5.12. Adão representava a raça humana na responsabilidade moral diante do Criador e quando ele pecou o seu pecado atingiu também a sua descendência. Adão pecou, nós pecamos com ele. Adão morreu por causa do pecado e nós morremos com ele.    

A Bíblia diz que todos morrem em Adão (1 Co 15.22).

     Ainda o pecado de nossos primeiros pais corrompeu a natureza humana, e toda a sua descendência é considerada pecadora aos olhos de Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23. Por causa do pecado toda a raça humana está debaixo de condenação, mas Deus graciosamente providenciou um meio que, aliás, é o único meio, de livrar o homem da condenação imposta pelo pecado, sendo esse meio através da obra realizada por Jesus Cristo na cruz do Calvário. “O qual (Cristo) por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para a nossa justificação” Rm 4.25. (Veja ainda 1 Pe 2.24; 3.18).

     O Filho de Deus veio a este mundo, encarnou, assumiu uma natureza humana, para oferecer a sua preciosa vida em sacrifício pelos pecados do homem. “Mas este, (Jesus), havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre a destra de Deus” Hb 10.12.  Toda a culpa acarretada pelo pecado foi colocada sobre Cristo na cruz, segundo o que determinara o Conselho da Santíssima Trindade no seu programa eterno. “Mas ele (Jesus) foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” Is 53.5,6.

       Quando o Credo diz “Creio... na remissão dos pecados” que dizer que a pessoa que crer que Jesus morreu pelos seus pecados e ressuscitou para a sua justificação tem de imediato o perdão dos seus pecados, sendo a culpa removida, e a partir daí não haverá mais condenação para ela no Juízo Final “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espirito. Porque a lei do espirito de vida, em Cristo Jesus, me  livrou da lei do pecado e da morte” Rm 8.1,2. O perdão dos pecados é uma bem-aventurança (Sl 32.1).

      De acordo com a Bíblia,para a concessão do perdão ao pecador, ele tem que reconhecer que é pecador aos olhos de Deus e crer de coração que Jesus pagou o preço dos seus pecados na cruz. “... Arrependei-vos, e crede no Evangelho” Mc 1.15. Fazendo assim a pessoa é perdoada, reconciliada com Deus, e passa a gozar das bênçãos dos Céus.    

 

Pr. Eudes L. Cavalcanti