Tamanho da letra:

 

A Oração do Pai Nosso (O Perdão de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

    O ser humano criado por Deus puro e perfeito, devido ao pecado de origem, tronou-se por natureza pecador.

    A Bíblia nos revela que todo e qualquer pecado é uma ofensa e uma afronta à santidade de Deus e por isso exige-se uma reparação, constituindo-se assim o pecado uma divida para com o Criador. Lembremo-nos de que Deus tem direito sobre todos os seres humanos porque todos foram criados por Ele. “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem...” Sl 139.13-16. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” Sl 24.1.

    É sabido pelas Sagradas Escrituras que Deus, graciosamente, ofereceu o Seu próprio Filho Jesus Cristo em sacrifício pelos pecados do homem na cruz do Calvário, conforme profecia de Isaías confirmada pelo apóstolo Pedro.  “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” Is 53.6. “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” 1 Pe 2.24.

     As pessoas que, pela graça divina, creem em Jesus Cristo, têm os seus pecados perdoados, através dos méritos do Salvador. “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Cl 2.13,14. “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” At 10.43.

      Encontramos ainda na Bíblia Sagrada um mandamento divino que nos ordena a perdoar aos nossos ofensores. “suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” Cl 3.13.

      Na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus nos ensinou que devemos nos lembrar de que Deus é quem perdoa os nossos pecados. Lembra-nos ainda o Senhor, que devemos também perdoar aos nossos ofensores, porque se não fizermos isso os nossos pecados são retidos e sofreremos as consequências dos mesmos aqui neste mundo.

     Por causa da nossa natureza pecaminosa, sabemos que não é fácil perdoar aqueles que nos prejudicaram, mas se faz necessário sob pena de não termos perdão pelos pecados que cometemos ao longo da vida cristã. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” Lc 6.14,15. O Senhor Jesus contou uma parábola para exemplificar a questão do perdão que devemos dispensar, que foi a parábola do credor incompassivo, que perdoado de sua altíssima dívida  não quis perdoar a quem lhe devia uma quantia muito menor. (Veja Mt 18.23-35).

     Quando nós oramos perdoa-nos as dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores, estamos dizendo a Deus que o nosso coração obediente ao mandamento divino tem perdoado aquelas pessoas que nos fizeram mal.

     Irmãos, perdoar é divino e deve se tornar também humano. O perdão traz cura da alma. Faz mais bem a nós do que aqueles que perdoamos, além de restaurar relacionamentos. Pense nisso! Pr. Eudes L. Cavalcanti