Tamanho da letra:

 

 A Ceia do Senhor (Pr. Eudes)

    O nosso Senhor Jesus na noite em que foi traído instituiu a Ceia Memorial, logo após celebrar a páscoa judaica. Os registros bíblicos sobre a instituição e celebração da Ceia encontram-se nos evangelhos sinóticos (Mateus 26.26-30; Marcos 14.22-26; Lucas 22.14-20) e na primeira carta de Paulo aos Coríntios 11.23-32.

  Na instituição da Ceia, o Senhor Jesus utilizou-se de dois elementos que estavam presente na celebração da páscoa: o pão e o vinho. Ao tomar o pão o Senhor Jesus deu graças e o partiu entregando-o aos SEUS discípulos dizendo esta lebreexpressão: Tomai e comei isto é o meu corpo fazei isto em memória de mim. Em seguida, o Senhor tomou o vinho e disse aos seus discípulos: Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança que é derramado em favor de muitos.

  O pão e o vinho quando da celebração da Ceia adquirem uma representatividade: o pão representa o corpo do Senhor Jesus que foi supliciado na cruz do Calvário e o vinho representa o Seu precioso sangue que foi derramado para a eterna redenção dos escolhidos de Deus e para a contínua purificação de seus pecados.

  Aos ministros do Senhor, devidamente credenciados, foi dada a autorização para oficiarem a Ceia do Senhor.

  Só os crentes em Cristo, batizados cerimonialmente com água em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e que estejam em comunhão com Deus e com a Igreja que pertence, é que devem participar da Ceia.

  À Igreja Deus deu autoridade para determinar a periodicidade da celebração da Ceia do Senhor. Nós, como Igreja organizada que somos  (Igreja Evangélica Congregacional), determinamos que essa celebração deva ser realizada, a priori, no primeiro domingo decada mês.

  Ainda quanto à participação dos crentes na Ceia do Senhor, os mesmos devem fazê-lo com a compreensão correta do seu significado e com a consciência tranquila. O apóstolo Paulo ensina que participar da Ceia dignamente traz benção para a vida do crente e que participar indignamente traz juízo de Deus sobre ele.

  Nenhum crente em Cristo deve se privar da Ceia exceto se estiver sob disciplina da Igreja, pois ela é umaordenança que o Senhor Jesus deixou para ele.