Tamanho da letra:

Uma panorâmica sobre Zacarias

    Zacarias foi profeta contemporâneo de Ageu, sendo mais novo do que ele. Ambos ministraram na época da reconstrução do templo por Zorobabel, animando aos líderes de Israel para continuarem a obra de reconstrução diante da oposição dos samaritanos. A profecia de Zacarias além de atender ao contexto da época aponta para o futuro. Esse profeta é considerado o mais cristológico dos profetas, só perdendo para Isaías que foi o profeta que mais falou do Messias vindouro. Outra informação importante é que esse profeta era também um sacerdote e que foi martirizado, por causa de sua fé, segundo as palavras do Senhor registradas em Mateus 23.35. 

   O livro de Zacarias tem duas divisões. A primeira parte contempla os capítulos 1 a 8 e a segunda parte, os capítulos 9 a 14. Na primeira parte a mensagem é apresentada de forma figurada através de oito visões,  depois de uma breve introdução, conforme a seguir: o cavaleiro entre as murtas; Quatro chifres e quatro ferreiros; Um homem medindo Jerusalém;  Purificação de Josué, o sumo sacerdote; Castiçal de ouro e duas oliveiras (visões de consolação); Rolo voante; Mulher num efa; e Quatro carros (visões de juízo). Ainda na primeira parte encontramos a coroação de Josué como Sumo Sacerdote e o seu significado profético. Ainda nessa parte encontramos duas poderosas mensagens: Uma sobre o jejum que agrada a Deus e a justiça social, e a outra sobre a restauração de Sião (Jerusalém). Em relação a parte que trata da restauração espiritual de Jerusalém devemos aplicá-la a Jerusalém celestial, que é a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.

    A segunda parte do livro contempla os capítulos 9  a 14 e é rica na questão cristológica. No início dessa parte, o justo Juiz  ameaça com juízos os países  Síria, Tiro, Sidom e os reis das cidades filisteias (Gaza, Ecrom, Asquelom e Asdode). Em seguida o livro traz profecias sobre o futuro de Israel e sobre o Messias vindouro. Quanto a Israel, o livro fala sobre uma intervenção triunfal do Senhor emseu favor com a chegada do Messias, fala sobre a salvação nos tempos messiânicos  e fala também da rejeição desse Messias por parte dos israelitas, devido esse Messias vir em humilhação e não em glória como era esperado por eles. Sobre essa questão (cristológica) encontramos em Zacarias 9.9, a primeira profecia do livro: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta” Zc 9.9. Essa profecia se cumpriu na vida de Jesus, conforme relato do Evangelho de Mateus (Mt 21.4,5).

    Ainda tratando da questão cristológica, este livro fala sobre a rejeição do Messias, por parte das autoridades israelitas, e o preço de trinta moedas de prata que seria pago com elas ao traidor que iria entregar o Messias a eles para ser condenado, bem como a atitude do traidor que com remorso devolveria as trinta moedas de prata atirando-as dentro do santuário: “E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor” Zc 11.12,13. (Confira Mt 27.9,10).

    Os capítulos 12 e 13 do livro tratam da conversão de Israel ao Messias, lamentando por não tê-lo reconhecido na primeira vinda: “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” Zc 13.10. Os irmãos pré-milenistas entendem que isso acontecerá no final do período tribulacional quando o Messias (Jesus) aparecer para livrá-los da iminente destruição protagonizada pelos exércitos do Anticristo. Outros (os teólogos reformados) acham que essa profecia refere-se aos judeus individuais quando se converte a Cristo, no programa geral da Igreja, conforme explicitado por Paulo em Rm 9 a 11.

   O livro termina com uma profecia sobrea exaltação de Israel (espiritual) com o advento do Messias.

                    Pr. Eudes Lopes Cavalcanti