Tamanho da letra:

Uma panorâmica sobre Malaquias

    O livro de Malaquias é o último livro do Antigo Testamento. Esse profeta, cujo nome significa mensageiro do Senhor, era também um sacerdote. A sua mensagem foi entregue aos judeus pós-exílio. Nessa época o templo já fora reconstruído por Zorobabel, o culto e as festividades israelitas já estavam restabelecidos pelo ministério de Esdras e a cidade de Jerusalém já fora reconstruída por Neemias. O problema abordado pelo profeta Malaquias era o esfriamento espiritual do povo de Deus, que praticava uma religião formal, e uma consequente apostasia.

 

   No livro observam-se seis declarações proféticas de Malaquias que tratam do desagrado de Deus pela vida descompromissada de Israel em relação à aliança do Senhor com o seu povo. Essas declarações no livro chamam-se “o peso da palavra do Senhor contra Israel”.

  No primeiro peso (mensagem de repreensão), Deus reafirma o seu amor por Israel segundo os termos do concerto; no segundo peso Deus repreende os profetas por serem infiéis, por não repreenderem os pecados do seu povo; no terceiro peso Deus repreende Israel pela quebra do concerto; no quarto peso Deus relembra a Israel o castigo que virá pela quebra do concerto; no quinto peso Deus conclama a todo o seu povo ao arrependimento; no sexto e último peso Deus revela que existe um memorial e que os  seus servos fiéis serão recompensados e os infiéis, não.

   Nesses pesos que contempla os três primeiros capítulos do livro de Malaquias encontram-se os questionamentos de Deus e as respostas cínicas de Israel, senão vejamos: Deus disse: Amei a Israel, o povo perguntou: Em que nos amaste?  Deus disse: Israel tem desonrado ao Senhor. Israel perguntou: Em que desprezamos nós os teu nome? Deus declarou que não aceitava as oferendas. Israel perguntou: Por que? O Senhor declarou que viria de repente para trazer juízo. Israel perguntou: Em que te enfadamos? Deus convocou o povo ao arrependimento. O povo perguntou: Em que havemos de tornar?  e por último, Deus disse que Israel  tinha feito declarações injustificáveis contra Ele. Israel perguntou: Que temos falado contra ti?

    Cinco características especiais tem o livro de Malaquias que o distingue dos outros livros proféticos:  1) Malaquias é o último livro profético do Antigo Testamento seguido do silêncio profético de quatrocentos anos; 2) O livro retrata um debate entre Deus e o seu povo, através de declarações de Deus e perguntas do povo; 3) O destaque do método de perguntas e respostas na apresentação da mensagem profética, com vinte e três mensagens trocadas entre Deus e o seu povo, isto sugere que a mensagem de Malaquias fora dada em público, no templo; 4) A expressão o “SENHOR dos Exércitos” ocorre vinte vezes nesse livro; 5) A última profecia do Antigo Testamento constante do capitulo quatro do livro trata da restauração das famílias israelitas com o advento de um profeta semelhante a Elias.

   Dois temas relacionados ao culto prestado a Deus merece um destaque especial nesse livro e na sua contextualização para a atualidade, ambos se referem ao ofertório. O primeiro é o que trata de oferecer o melhor para Deus. No livro, Deus censura Israel por trazer animais cego, aleijado, sarnento para oferecer no altar do Senhor, isso com a conivência dos sacerdotes. “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível. Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal!..” Ml 1.7,8. O outro é o que trata do dízimo, pois através dele a obra no templo era mantida. Na época o povo tinha negligenciado a manutenção da casa do Senhor. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança” Ml 3.10.

     Ainda outro tema é o que trata do divórcio, em que Deus revela o seu desagrado quanto isso acontece. “Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais”.   

                      Pr. Eudes Lopes Cavalcanti