Tamanho da letra:

Uma panorâmica sobre Tiago       

     Tiago, o autor da carta que leva o seu nome, era irmão de Jesus por parte de mãe. Era também uma das colunas da Igreja sendo pastor da Igreja em Jerusalém.

    A carta de Tiago é a primeira das epístolas chamadas epístolas gerais (as outras são 1 e 2 Pedro, 1, 2, 3 João e Judas) devido não ter sido endereçada a uma igreja local e sim aos cristãos espalhados no mundo antigo, chamados por ele de as doze tribos dispersas.

   Os historiadores bíblicos afirmam que essa carta é o primeiro livro escrito do Novo Testamento, escrita entre 45 a 47 d. C.

    O tema dessa epístola é “A Fé Manifestada pelas Obras” e foi escrita com os propósitos de encorajar os crentes em Cristo que enfrentavam perseguições por causa da fé; de  corrigir a visão errada acerca da natureza da fé salvífica; e de exortar e instruir quanto ao resultado prático da fé em Cristo numa vida de retidão e da prática de boas obras.

    A epístola de Tiago tem as seguintes características especiais: 1) É muito provável que tenha sido o primeiro escrito inspirado do Novo Testamento; 2) Essa carta tem poucas referências Cristológicas, apenas duas, mas faz mais alusão aos ensinamentos de Jesus, especialmente do Sermão do Monte, do que qualquer outro livro do Novo Testamento; 3) Mais da metade dos versículos desse livro foi escrito em forma de mandamento, os verbos no modo  imperativo; 4 ) É considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento devido os  seus ensinamentos serem voltados a um viver ético, que agrade a Deus; 5) Tiago, é constatado pelo estudo do livro, como um hábil  observador do cotidiano da vida do povo da época bem como da perversidade natural do ser humano; 6) É o livro por excelência que    correlaciona fé com boas obras, sendo essas últimas derivada da fé genuína; O livro de Tiago é comparado por alguns estudiosos com o livro do profeta Amós devido a ênfase no tratamento da injustiça e desigualdades sociais.

     Olhando o livro de Tiago de forma panorâmica encontramos nele uma ampla variedade de temas relacionados à vida cristã autêntica, conforme se segue: Exortação aos crentes a suportarem com alegria as provações da vida (1.2-11); exorta-os a resistirem às tentações (1.12-18); exorta-os a serem praticantes da Palavra de Deus e não apenas ouvintes (1.19-27); exorta-os a demonstrarem com o viver uma fé viva e não praticarem uma religião vazia (2.14-26); Adverte-os solenemente contra o pecado da falta de controle da língua (3.1-12); Adverte-os a se acautelar de ser levado pela sabedoria carnal (3.13-16); Adverte-os de terem uma conduta pecaminosa (4.1-10); Adverte-os ainda do viver de forma presunçosa (4.13-17); Adverte-os também acerca do perigo de amarem a riqueza material (5.1-6). Tiago termina sua carta enfatizando a virtude da paciência, a oração perseverante, e o tratamento restaurador dos desviados da fé (5.7-20).

    Merece destaque nessa carta a questão da habitação do Espírito no interior do salvo e do ciúme do Espírito provocado pelo apego do crente ao mundo (Tg 4.4,5).   

                         Pr. Eudes Lopes Cavalcanti