Tamanho da letra:

Uma panorâmica sobre 2 Pedro       

     Na sua primeira carta Pedro teve como finalidade confortar a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo espalhada no Ponto, na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia e também orientá-la sobre diversas áreas do viver cristão, especialmente quanto a ser paciente em época de dificuldades.

    Na sua segunda carta, que teve os mesmos destinatários e que foi produzida entre os anos 66 a 68 depois de Cristo próximo ao martírio daquele apóstolo, Pedro alertou aqueles amados irmãos que se precavessem contra os falsos mestres, membros de igrejas, que pululavam naquela época. Na primeira carta o perigo vinha de fora para dentro da Igreja através de perseguições; na segunda carta o perigo residia nos falsos ensinos ministrados  por esses mestres, inclusive aqueles que negavam a segunda vinda do Senhor.

   A segunda carta escrita por Pedro, que tem por tema A Verdade de Deus e o Falso Ensino dos Homens, tem as seguintes características especiais: 1) A carta contém uma das mais importantes declarações acerca da inspiração, fidedignidade e autoridade das Sagradas Escrituras  (1.19-21); 2) A carta, em seu capitulo 2, tem uma grande semelhança com a epístola de Judas no que refere ao combate aos falsos mestres; 3) O capítulo 3 dessa carta é um dos grandes capítulos da Bíblia que enfatiza a segunda vinda do Senhor; 4)   A citação de Pedro nessa carta acerca dos escritos de Paulo os autentica e os coloca em pé de igualdade com as outras escrituras (3.15,16). 

     Nessa carta Pedro, quando a escreveu, teve como objetivo; 1) Exortar os irmãos dispersos a buscarem com diligência a santidade de vida e o verdadeiro conhecimento de Cristo; 2) Desmascarar e repudiar a atividade traiçoeira dos falsos mestres que agiam nas Igrejas da Ásia Menor naquela época.

     No esboço dessa carta encontramos:  Introdução:  1.1,2; I – O Verdadeiro Conhecimento da Fé Cristã (1.3-21). Nessa divisão encontramos O poder transformador do verdadeiro conhecimento de Deus; o crescimento espiritual progressivo do cristão; o testemunho do próprio apóstolo sobre a Palavra da Verdade; II – A Condenação dos Falsos Mestres (2.1-22).  Nessa seção encontramos a obra maléfica dos falsos mestres; o juízo divino sobre eles; alguns sinais dos falsos mestres; e o perigo do desvio da verdade; III – A Certeza da Segunda Vinda do Senhor (3.1-18a). Nessa seção encontramos a negação da segunda vinda por parte dos falsos mestres; a certeza da segunda vinda proclamada pelo apóstolo; exortação para viver aguardando a segunda vinda do Senhor. A carta termina com uma bênção impetrada pelo apóstolo Pedro.

     Quanto à segunda vinda, Pedro esclarece que a mesma dará ocasião ao juízo final e a renovação dos céus e da terra. A terra e os céus como são vistos serão destruídos através do fogo e Deus fará novos céus e uma nova terra onde habita a justiça. “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios” 2 Pe 3.7. “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão” 2 Pe 3.10.

                             Pr. Eudes Lopes Cavalcanti