Tamanho da letra:

 CRISTO NA BÍBLIA (Pr. Eudes)

PROVÉRBIOS – A SABEDORIA DIVINA

 

O livro de Provérbios é um dos livros do grupo de livros do Antigo Testamento chamados de Poéticos. Os Poéticos por sua vez se dividem em livros de sabedoria (Jó, Provérbios e Eclesiastes) e livros hínicos (Salmos e Cantares). A maioria dos provérbios foi escrita por Salomão, que foi um habilidoso escritor. O texto de 1 Reis 5.12, nos diz que ele produziu três mil provérbios sendo muitos deles usados no livro de Provérbios. Esse livro é o livro de máximas inspiradas por Deus. Os provérbios, conforme encontrados nesse livro, podem ser identificados por um versículo ou por um grupo deles. Quanto a Cristologia não encontramos nesse livro nenhum texto explicito que trate do assunto. No entanto, na discrição da excelência da sabedoria nos capítulos 8 e 9 (sendo sabedoria um substantivo abstrato), podemos observar uma personificação dela. É como se ela fosse uma personalidade (Pv 8.22-31). Termos tais como “o Senhor me possuía no inicio de sua obra”, “Deste a eternidade fui estabelecida”, “Quando ele preparava os céus, ali estava eu”, “então, eu estava com ele e era o seu arquiteto”, etc, inferem que o Senhor Jesus é representado nesse livro como a sabedoria divina. O rei Salomão foi o homem mais sábio da época, no entanto, nos é dito nos evangelhos que Jesus (Lc 11.31) é maior do que ele, inclusive no quesito sabedoria. Num monólogo dramático exposto no capitulo 8 de Provérbios,  a sabedoria declara a sua associação com o Criador na eternidade, especialmente na obra da criação, inclusive dizendo que ela foi o agente da criação, o seu arquiteto, ou seja, Deus criou todas as coisas através dela. No Novo Testamento encontramos que o Senhor Jesus Cristo é a sabedoria de Deus (1 Co 1.24,30; Cl 2.3). Muitas das características da sabedoria descritas em Provérbios têm extraordinárias semelhanças Cristológicas.