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CRISTO NA BÍBLIA (Pr. Eudes)

MIQUÉIAS – O MESSIAS PROMETIDO

Miquéias cujo nome significa “Quem é igual a Yavé?”, era natural da zona rural de Judá e profetizou na época dos reis Jotão, Acaz e Ezequias, portanto antes da destruição do reino de Israel pelos assírios que aconteceu em 722 a.C. Foi o único profeta que profetizou simultaneamente nos dois reinos (Judá e Israel). A sua profecia enfatizou mais o povo do interior enquanto a de Isaías, de quem foi contemporâneo, contemplou mais a capital do reino de Judá. O objetivo de seu livro era enfatizar o peso da próxima ira divina sobre a nação em virtude dos seus pecados de violência e injustiça social enquanto fingiam ser religiosos. Outro objetivo foi enfatizar a futura vinda do Messias que surgiria de origem humilde para governar com justiça e verdade. No tratamento do pecado do povo de Deus, Miquéias enfatizou a classe mais favorecida condenando a opressão ao fraco, o suborno entre os lideres, o ato de expulsar mulheres de seus lares sem motivo bíblico para tal e, especialmente, o roubo em nome da religião. A sua mensagem contra o reino de Israel enfatizou a total depravação daquele reino mergulhado como estava na idolatria e no consequente abandono da verdadeira religião, cuidando de seus próprios interesses e desprezando o de Deus. Quanto à Cristologia, Miquéias enfatizou duas coisas: 1) o reino do Messias e sua vinda (4.1-7); 2) O reino messiânico que não começaria ostentando grandeza, pois o próprio Messias nasceria numa pequena aldeia de Judá (5.2). Quando Herodes, o Grande, assustado com a pergunta dos três reis magos que vieram do Oriente em busca do recém-nascido rei dos judeus, interrogou os líderes religiosos de Israel, eles citaram a profecia de Miquéias em 5.2, que Mateus parafraseou assim: “E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel” (Mt 2.5,6).