Tamanho da letra:

 

 CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL DA ALIANÇA

 Da ceia do Senhor

VII

Agora, há certeza absoluta de que Jesus Cristo não nos ordenou Seus sacramentos à toa. Então, Ele realiza em nós tudo o que nos apresenta por estes santos sinais, embora de maneira além da nossa compreensão, como também a ação do Espírito Santo é oculta e incompreensível16. Entretanto, não nos enganemos dizendo que, o que comemos e bebemos, é o próprio corpo natural e o próprio sangue de Cristo. Porém, a forma pela qual os tomamos não é pela boca, mas, espiritual, pela fé. Desta maneira, Jesus Cristo permanece sentado à direita de Deus, Seu Pai, no céu17 e, contudo, Ele se comunica a nós pela fé. Nesta ceia festiva e espiritual, Cristo nos faz participar de Si mesmo com todas as suas riquezas e dons e deixa-nos usufruir tanto de Si mesmo como dos méritos de Seu sofrimento e morte18. Ele alimenta, fortalece e consola nossa pobre alma desolada pelo comer de Seu corpo, e a reanima e renova pelo beber de Seu  sangue¹⁹.  16. Jo. 3.8. 17. Mc. 16.19; At. 3.21. 18. Rm. 8.32; 1Co. 10.3-4;  19. Lc. 22.7-20.

  VIII

Os que comungam com dignidade, participando externamente dos elementos visíveis deste sacramento, também estão internamente pela fé, realmente e de fato, se bem que não carnal e fisicamente, mas espiritualmente, recebendo e se alimentando do Cristo crucificado e de todos os benefícios de sua morte; então o corpo e o sangue de Cristo não estão, corporal ou carnalmente, nos elementos, pão ou vinho, nem com eles, nem sob eles, mas presentes nessa ordenança espiritualmente à fé dos crentes de modo tão real como os próprios elementos estão presentes aos seus sentidos20.       20. 1Co. 10.16; 11.28-30.

                                         IX

Todas as pessoas ignorantes e ímpias, como são incapazes de desfrutar de comunhão com o Senhor, são também indignas de Sua mesa, e não podem, sem grave pecado contra Cristo, participar desses santos mistérios²¹ nem a eles serem admitidas, enquanto permanecerem nesse  estado²²; igualmente, quem receber indignamente torna-se réu do corpo e  do sangue do Senhor, comendo e bebendo para sua própria condenação²³. 21. 1Co. 10.21; 11.27; 2Co. 6.14-16. 22. Mt. 7.6; 1Co. 5.6-7,13. 23. 1Co. 11.29-30.