Tamanho da letra:

   CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL DA ALIANÇA

                   

Da Instituicão das Igrejas e a Ordem

Apontada nelas por Jesus Cristo

 

6. Além dessas Igrejas locais, não foi instituída por Cristo nenhuma igreja mais extensa ou católica dotada de poder para a administração de suas ordenanças [Batismo e Ceia do Senhor] ou a execução de qualquer autoridade em Seu nome.

7. Uma Igreja local, reunida e formada segundo a mente de Cristo, consiste de oficiais e membros. Tendo o Senhor Jesus Cristo concedido aos então chamados (unidos na ordem da Igreja segundo o seu estabelecimento) à liberdade e o poder de escolher pessoas aptas pelo Espírito Santo para esse propósito, de estarem acima deles e de ministrar-lhes no Senhor.

 

8. Os membros dessas Igrejas são santos por chamamento, manifestando visivelmente e evidenciando (na sua profissão de fé e pelo seu modo de andar) sua obediência a esse chamado de Cristo. Esse chamado é bem conhecido de cada um pela confissão de fé operada neles pelo poder de Deus, que é declarada e manifesta por eles mesmos. Assim, esses irmãos consentem voluntariamente em andar juntos segundo a determinação de Cristo, entregando-se ao Senhor e uns aos outros conforme a vontade de Deus, em sujeição professa às ordenanças do Evangelho.

9. Os oficiais apontados por Cristo para serem escolhidos e consagrados pela Igreja, assim chamada e unida para a peculiar administração das ordenanças e execução do poder e dever que Ele lhes confia, ou chama para ter, para continuarem até o fim do mundo, são os pastores, presbíteros e diáconos.

10. Igrejas assim reunidas e congregadas para o culto a Deus são, desse modo, visíveis e públicas, e seus ajuntamentos (em qualquer lugar que ocorram, conforme a liberdade ou oportunidade que tenham) são, consequentemente, assembleias ou Igrejas públicas.