Tamanho da letra:

Comentando o Sermão do Monte

O Cumprimento da Lei e dos Profetas (Mt 5.17-48)

 

Nessa longa seção, o Senhor Jesus fala sobre a Lei Mosaica, na parte atinente à Lei Moral (as outras partes são: a lei civil e a lei cerimonial), e sua validade para o homem em todos os tempos. Ele mesmo declarou que não veio mudar a Lei e sim cumpri-la. Nessa fala, o Senhor Jesus menciona alguns mandamentos do  Decálogo e os reinterpreta dando-lhes a devida dimensão, bem como a outros mandamentos ligados à moralidade e aos bons costumes. O Senhor amplifica o significado de “não matarás” e de “não adulterarás”, dizendo que ambos começam com a intenção no coração do homem, ou seja, só a intenção mesmo sem o ato ser concretizado já é pecado diante de Deus; fala sobre o divórcio e apresenta a única razão que o torna possível, que é a infidelidade conjugal por um dos cônjuges. (Mais tarde o Espirito Santo usando Paulo amplifica essa abertura para aqueles casos que envolvam a fé cristã – 1 Co 7.12-16). Fala ainda o Senhor sobre juramento, da seriedade dele diante de Deus; fala também sobre o ditado olho por olho, dente por dente, desautorizando a sua aplicação num contexto evangélico. Nesse assunto, o Senhor reforça o mandamento de amarmos até os nossos próprios inimigos, citando o mandamento, e a sua ordem para aqueles que amam a Deus: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que odeiam e orai pelos vos maltratam e vos perseguem”. Termina o Senhor essa seção falando sobre a perfeição divina, que é o padrão de vida para os seus seguidores. “Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti