Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 9. Qual é a obra da criação?

Resposta A obra da criação é aquela pela qual, Deus fez todas as coisas do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bem. Ref. Gn 1; Hb 11.3; Sl 33.9; Gn 1.31.

 

Nosso Comentário: A Bíblia Sagrada revela que Deus criou, através de Cristo, todas as coisas visíveis e as invisíveis. Nada que existe, existe por acaso, mas tudo foi criado pelo Deus vivo e verdadeiro. “porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” Cl 1.16,17. A criação material foi criada em seis dias, conforme relato de Gênesis nos capítulos 1 e 2. Deus criou todas as coisas do nada, com a palavra do Seu poder.  “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” Hb 11.3. Ao terminar a obra da criação material, diz-nos a Bíblia, que tudo o que Deus fez foi bem feito. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto” Gn 1.31. Os dias em que as coisas foram criadas foram dias de 24 horas como nós o conhecemos, e não eras glaciais como dizem alguns. Observe que o texto sagrado diz que, após a criação de coisas num determinado dia, é usada a expressão que revela isso: “Foi a tarde e a manhã”, o dia primeiro,... o dia segundo..., o dia sexto.

A pergunta e a resposta do Breve Catecismo nos remete a grandiosa obra criadora feita pelo Deus Todo-Poderoso, Sábio, Senhor do universo. Pr. Eudes Lopes