Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 21. Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus?

Resposta O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre. Ref. 1Tm 2.5; Jo 1.14; Rm 9.5; Cl 2.9; Hb 13.8.

Nosso Comentário:  Essa pergunta do Breve Catecismo e a consequente resposta enfocam a questão da solução apresentada por Deus para o drama do pecado e miséria do homem.

 

Esse redentor é o próprio Filho Deus que encarnara e assumira uma natureza humana que o habilitaria a morrer pelos pecados do homem. Esse redentor seria Deus e homem ao mesmo tempo, possuindo duas naturezas uma divina e a outra humana. “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” Jo 1.1-3,14. Mais tarde, o apóstolo Paulo também enfatiza essa questão. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” Fp 2.5-7. O Redentor Jesus é único, ou seja, somente por Ele o pecador pode ser reconciliado com Deus. Veja At 4.12; 1 Tm 2.5.                     Pr. Eudes Lopes Cavalcanti