Tamanho da letra:

 

 

 

Políticos de Berlim tentam impedir que Universal compre histórico templo luterano 

As autoridades da capital alemã estão atuando para impedir que a Igreja Universal do Reino de Deus adquira um prédio histórico e finque raízes na cidade, com argumentos que podem ser entendidos como subjetivos.

A denominação fundada pelo bispo Edir Macedo aluga um prédio na praça Leopold, em Berlim, desde 2016. A construção, que foi desenhada no século 19 para ser a Igreja Luterana Nova Nazareth, com arquitetura neogótica, é bastante imponente.

O plano da Universal, porém, desagradou as autoridades berlinenses, que tentam impedir a conclusão do negócio. O subprefeito do bairro onde fica o templo, Stephan von Dassel, do Partido Verde, disse que falta transparência financeira na denominação e que não gosta dos métodos de arrecadação de ofertas e dízimos.

“A presença da Universal não enriquece nosso distrito nem a região”, afirmou o subprefeito, de acordo com informações da emissora Deutsche Welle.

 

A Universal está presente em onze cidades da Alemanha, incluindo as metrópoles Frankfurt, Hamburgo, Colônia e Munique. A maioria dos fiéis da denominação no país é formada por imigrantes brasileiros e africanos de países lusófonos, mas também alguns alemães e latinos.

A igreja Nova Nazareth é tombada pelo patrimônio histórico de Berlim, e se destaca por ter uma torre de 78 metros de altura. O interior é modesto: vitrais coloridos e no centro do altar uma cruz. Desde que foi alugada pela Universal, conta com o slogan “Jesus Cristo é o Senhor” ao fundo.

O político que tenta impedir a compra do edifício critica até as ações de assistência social da Universal: “Em meu conhecimento, essa ajuda é direcionada para que rapidamente muito dinheiro seja doado para a igreja. Como se os problemas existentes se resolvessem sozinhos por meio destas doações”, criticou Dassel.

Gospel+