Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 24. Como exerce Cristo as funções de profeta?

Resposta: Cristo exerce as funções de profeta, revelando-nos, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para a nossa salvação. Ref. Jo 1.18; Hb 1.1-2; Jo 14.26; 16.13.

Nosso Comentário: No livro de Deuteronômio encontramos uma profecia que Deus iria levantar, num futuro distante de Moisés, um profeta semelhante a ele. “Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele”. Dt 18.18,19. Essa profecia cumpriu-se em nosso Senhor Jesus Cristo,

O Senhor Jesus cumpriu todos os pré-requisitos de um profeta bíblico: foi ungido pelo Espírito Santo quando do seu batismo por João Batista “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” Mt 3.16,17. Jesus recebia as palavras do próprio Deus e as anunciava ao povo. “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, conhecereis quem eu sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou” Jo 8.28. Um profeta bíblico falava em nome de Deus, representava Deus diante do Seu povo. Temos na Bíblia duas categorias de profetas: os profetas da palavra ou não escritores (Elias, Eliseu, Natã, Micaías, etc); os profetas escritores, os que escreveram livros canônicos (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc). O Senhor Jesus se enquadrava na categoria de profetas da palavra, pois não deixou nenhum livro escrito. Os evangelhos, que são os relatos da vida e obra de Jesus, foram escritos por outros (Mateus, Marcos, Lucas e João). Outra questão importante é que os profetas bíblicos vaticinavam ou prediziam coisas que iriam acontecer. O Senhor Jesus vaticinou muitas coisas, dentre elas a destruição do templo de Jerusalém, bem como outras coisas que estão para acontecer.       

 Pr. Eudes L. Cavalcanti