Tamanho da letra:

 

 

 

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 26. Como exerce Cristo as funções de rei?

Resposta: Cristo exerce as funções de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos. Ref. Sl 110.3; At 2.36; 18.9-10; Is 9.6-7; 1Co 15.26-27.

Nosso Comentário: Deus graciosamente fez uma aliança com Davi, rei de Israel. A ocasião dessa aliança foi quando Davi intencionou construir um templo para Deus em Jerusalém, mas Deus não o permitiu, cabendo isso ao seu filho e sucessor Salomão. Nessa ocasião, Deus disse que o reino da casa de Davi, seria um reino com dimensão eterna. (2 Sm 7.8-17; 1 Cr 17.7-15).

Ao falar isso, o Senhor usando o profeta Natã, disse que o reino da casa de Davi teria uma dimensão eterna, e evidentemente isso não poderia ser através de personagens meramente humanas, mas através de um de seus descendentes, Cristo, o Filho de Deus. O Senhor Jesus Cristo é descendente da casa real de Davi, portanto, tinha direito ao trono de Israel, conforme a sua ascendência. (Veja as duas genealogias de Jesus, em Mateus e Lucas). No livro de Daniel, encontramos uma profecia que trata de um personagem escatológico que governaria tudo e todos: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído” Dn 7.13,14. O Cristo ressurreto, ascendeu aos céus e lá entronizado assumiu a função de Rei, Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16), e governa o universo e principalmente a Igreja, como seu Cabeça (Ef 1.20-23). “o qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” 1 Pe 3.22. Jesus nos céus governa o universo e a Igreja. Nada acontece na vida do Seu povo sem uma autorização ou determinação Sua. Tudo está sob o Seu controle, e esse controle é absoluto (Sl 103.19; Ap 11.15).

Pr. Eudes L. Cavalcanti