Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 30. Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo?

Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé, e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz. Ref. Gl 2.20; Ef 2.8; 1Co 12.12-13.

Nosso Comentário: o Senhor Jesus Cristo na cruz realizou a grande obra redentora, que foi autenticada pela sua gloriosa ressurreição. A ordem do Senhor é que o Evangelho seja anunciado a todas as pessoas no mundo inteiro.

É sabido pela Bíblia que o homem nasce morto em seu delitos e pecados (Ef 2.1), e estando morto espiritualmente não tem condições de, por si mesmo, dá resposta positiva ao apelo do Evangelho. Como, dentre os homens, Deus tem os seus eleitos para a salvação (Ef 1.4,5), na execução do programa redentor, o Espirito Santo realiza uma poderosa obra, convencendo o homem do pecado (Jo 16.8), gerando nele a fé salvadora (Rm 10.17) e o regenerando (Tt 3.3-7). Uma vez vinda esta fé da parte de Deus (Jd 3; Tt 1.1; 2 Ts 3.2) alcançando o pecador, ele é unido espiritualmente a Cristo, formando com os outros que experimentaram da mesma graça, o corpo místico de Cristo, a Igreja (Ef 2.17-22). A resposta dada pelos teólogos de Westminster a pergunta de número trinta do Breve Catecismo, ainda informa sobre a vocação eficaz, doutrina essa citada por Paulo em sua carta aos Romanos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” Rm 8.29,30. Dentre as fases do programa redentor, encontramos a chamada eficaz, ou seja, os eleitos na eternidade são alcançados no tempo e chamados através da pregação do Evangelho. No tempo designado por Deus, o Espirito faz o eleito responder eficazmente a mensagem do Evangelho, para que creia nela e a aceite como verdade absoluta, e seja salvo pela graça divina.                       

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti