Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 31. Que é vocação eficaz?

Resposta: Vocação eficaz é a obra do Espírito Santo, pela qual, convencendo-nos do nosso pecado, e da nossa miséria, iluminando nossos entendimentos pelo conhecimento de Cristo, e renovando a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho. Ref. 1Ts 2.13; At 2.37; 26.18; Ez 36.25-27; 2Tm 1.9; Fp 2.13; Jo 6.37, 44-45.

Nosso Comentárioo Senhor Jesus Cristo na cruz realizou a grande obra redentora, que foi autenticada pela sua gloriosa ressurreição. A Igreja recebeu do Seu Senhor a comissão para pregar o Evangelho a todas as pessoas no mundo inteiro.

É sabido pela Bíblia que o homem nasce morto em seu delitos e pecados (Ef 2.1), e estando morto espiritualmente não tem condições de, por si mesmo, dá resposta positiva ao apelo do Evangelho. No programa redentor é o Espirito Santo o encarregado de convencer o ser humano do seu deplorável estado de miséria espiritual. Ele também inclina a vontade do homem persuadindo-o e o habilitando para aceitar pela fé a graça redentiva de Cristo através do Evangelho. Todo esse processo citado está incluso no grande tema da Vocação Eficaz. Todos os eleitos de Deus para a salvação experimentarão dessa graça em suas vidas, pois o programa é o mesmo. “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” Rm 8.29,30. Como a vocação é eficaz, isto quer dizer que, inexoravelmente, ocorrerá na vida dos escolhidos de Deus, pois o Senhor Jesus disse em certa ocasião: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim” Jo 6.44,45.                                                                                              

   Pr. Eudes Lopes Cavalcanti