Tamanho da letra:

Muro das Lamentações é pichado com frase em árabe que pede “massacre de judeus”

 

 

Kotel HaKatan é o segundo lugar mais próximo, fora do Monte do Templo, para o Santo dos Santos; Foto: reprodução/Aish

 “Massacrem os judeus”. Essa frase foi pichada em árabe no Muro das Lamentações, em uma área vizinha a um bairro muçulmano da chamada Cidade Velha de Jerusalém.

A pichação de teor antissemita foi feita com tinta spray de frente à entrada do Kotel HaKatan (termo em hebraico usado para se referir a esse trecho do Muro das Lamentações)

De acordo com informações do portal JTA, a ação de vandalismo ocorreu no sábado, 20 de julho, à noite. Ao menos uma jovem árabe foi presa por ligação com o incidente. A frase, posteriormente, foi coberta com tinta vermelha para disfarçar o teor odioso da mensagem.

O vandalismo ocorreu no sábado, 20 de julho. Pelo menos uma menina árabe foi presa no sábado à noite em conexão com o incidente. A pichação no idioma árabe havia sido coberta com mais tinta vermelha para esconder sua mensagem.

Kotel HaKatan está localizado a cerca de 200 metros ao sul do Muro das Lamentações, ao lado do Portão de Ferro, em um beco estreito, e apenas algumas fileiras de suas pedras estão expostas.

Especialistas acreditam que o Portão de Ferro guardava uma passagem que ligava o Santo dos Santos ao exterior do Monte do Templo, sendo o mais próximo dos túneis existentes abaixo do Muro das Lamentações.

Esta não foi a primeira vez que tal vandalismo foi registrado, segundo o portal judeu Aish. Em 2004, os residentes do bairro judeu foram ao local orar e ficaram horrorizados ao ver fezes espalhadas ao lado do Kotel HaKatan, que também estava pichado com tinta vermelha em árabe com os dizeres “Allah Akbar” (deus é grande).

A parte mundialmente famosa do Muro das Lamentações, que costuma ser visitada por autoridades que vão a Jerusalém, é apenas uma pequena parte do muro de contenção ocidental que Herodes construiu em volta do Monte do Templo.

O Muro das Lamentações tem quase 500 metros de comprimento. Há mais alguns metros visíveis no Jardim Arqueológico Ofel, à direita da praça. O resto do muro está escondido sob edifícios no bairro muçulmano, e para ver esta parte da parede, é preciso fazer um tour pelos Túneis do Muro das Lamentações. Há também mais uma pequena seção da Muralha que é visível em um beco no interior do bairro muçulmano.

Gospel+