Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 42. Por que foi o nosso Mediador chamado Cristo?

Resposta: O nosso Mediador foi chamado Cristo, porque foi acima de toda a medida ungido com o Espírito Santo; e assim separado e plenamente revestido com toda a autoridade e poder para exercer as funções de profeta, sacerdote e rei da sua igreja, tanto no estado da sua humilhação, como no da sua exaltação. Ref. Mat. 3:16; João 3:24; Sal. 45:7, João 6:27; At. 3:22; Luc. 4:18, 21; Heb. 5:5-6; Isa- 9:6-7.

Nosso Comentário: Os profetas antigos apresentaram em suas profecias a vinda de um personagem que eles intitularam de Messias, ou seja, uma pessoa enviada por Deus, ungida por Ele, para um ministério especial no meio do povo de Deus, que era basicamente o de libertar o povo de Deus do controle de potências estrangeiras e colocá-lo numa posição de proeminência no meio das nações.

Essa esperança messiânica foi fortalecida mais ainda com a literatura apocalíptica que surgiu no período interbíblico e se expandiu até o final do século primeiro da era cristã. Quando o Senhor Jesus ressuscitou dentre os mortos e estava para ascender aos céus, os seus discípulos perguntaram-lhe   quando Ele, como Messias, restauraria o reino a Israel. A pergunta foi motivada porque eles já tinham consciência de que Jesus era o Messias prometido no Velho Testamento. Aliás o sobrenome Cristo dado a Jesus, é o correspondente   grego do nome hebraico, ou seja Messias (hebraico) = Cristo (grego), ambos significando Ungido. Lembrando que Jesus foi ungido pelo Espirito Santo no dia do seu batismo no rio Jordão. “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” Mt 3.16,17. Na sinagoga de Nazaré onde fora criado, Jesus citou a profecia de Isaias que falava sobre a unção do Messias e do seu ministério de libertação. “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor” Lc 4.18,19. Logo após ler o texto sagrado, o Senhor disse que naquele momento estava se cumprindo a profecia de Isaías Is 61.1,2 citada. O Cristo no Novo Testamento exerce o seu papel abrangendo as funções de Profeta, Sacerdote e Rei no meio de sua Igreja, isto quando viveu conosco (Estado de Humilhação) e após a sua gloriosa ressurreição (Estado de Exaltação).  

Pr. Eudes