Tamanho da letra:

Comentando Atos dos Apóstolos

Saulo prega em Damasco (At 9.20-25)

Saulo de Tarso, depois de convertido a Cristo e de ser cheio do Espirito Santo e de ter sido batizado, começou a pregar nas sinagogas de Damasco afirmando que Jesus Cristo era o Filho de Deus, ou seja, que Jesus era o Deus Filho, já anunciando num ambiente judaico que a Deidade não se compunha de uma só pessoa como pensavam os israelitas. Os que ouviam a Saulo, no início, ficaram perplexos devido ao seu passado recente de perseguidor dos seguidores de Cristo.

Os perplexos sabiam que ele viera a Damasco para aprisionar aqueles que professavam a fé cristã. Mas, devido a veemência com que Paulo pregava demonstrando pelas Escrituras judaicas que Jesus era o Cristo, o Messias esperado por Israel, os judeus depois de um certo tempo começaram a olhar a Saulo com outros olhos, agora como um herege que confrontava a crença deles. Daí deliberaram eliminá-lo tirando-lhe a vida. O plano dos judeus chegou ao conhecimento de Saulo que se precaveu e escapou das armadilhas preparadas pelos judeus. Depois, o texto nos informa que o ambiente para Saulo em Damasco se tornou insuportável, e que os seus discípulos resolveram de noite fazê-lo descer a muralha da cidade através de cordas, e assim Saulo escapou das armadilhas preparadas pelos judeus, que guardavam as portas da cidade de dia e de noite para ele não escapar. É importante observar que foi em Damasco que Saulo de Tarso começou o seu poderoso ministério de pregação do Evangelho de Cristo. Podemos observar nas parcas informações dadas pelo texto em apreço que o centro da pregação de Paulo era a pessoa do Senhor Jesus, o Filho de Deus e o seu messianismo (o Messias esperado por Israel).                         

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti