Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 43. Como exerce Cristo as funções de profeta?

Resposta: Cristo exerce as funções de profeta revelando a igreja em todos os tempos, pelo seu Espírito e Palavra, por diversos modos de administração, toda a vontade de Deus em todas as coisas concernentes à sua edificação e salvação. Ref. João 1:18; 1 Pedro 1:10-12; Heb. 1:1-2; João 15:15; Ef. 4:11-13; João 20:31.

Nosso Comentário Na Cristologia, Cristo tem os ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei. Moisés pelo Espirito Santo revelou que Deus no futuro iria levantar no meio do povo de Israel um profeta semelhante a ele. “Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 

E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele”. Dt 18.18,19. É de consenso geral entre os teólogos que essa profecia é cristológica, pois fala sobre o oficio de Cristo como profeta. Na carta aos Hebreus encontramos o que se segue: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. Hb 1.1. Um profeta bíblico falava em nome do Senhor Deus, era o Seu porta-voz, representava Deus diante dos homens, e isso se cumpriu em Cristo. “E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito”. Jo 12.50. (Veja ainda Jo 8.26,28,38;...). Como profeta o Senhor Jesus revelou ao Seu povo a vontade de Deus, ou melhor, complementou a revelação de Deus aos homens, tanto através de Si mesmo como através de seus apóstolos (Jo 16.12; Ap 19.10). Cristo, como o maior de todos os profetas, autenticou a palavra profética dos antigos profetas, esclareceu-as, ampliou-as bem como vaticinou eventos exclusivos. Muitos de Israel, na época, reconheceram que Cristo era o Profeta que deveria vir ao mundo. (Jo 7.40). Se Cristo é o maior de todos os profetas é de bom alvitre ouvi-Lo, conforme determinação de Deus no monte da transfiguração: “E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi”. Mc 9.7. 

Pr. Eudes L. Cavalcanti