Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 44. Como exerce Cristo as funções de sacerdote?

Resposta: Cristo exerce as funções de sacerdote oferecendo-se a si mesmo uma vez em sacrifício sem mácula, a Deus, para ser a reconciliação pelos pecados do seu povo e fazendo contínua intercessão por ele. Ref. Hb. 9:14, 28, e 2:17, e 7:35.

Nosso Comentário: Prosseguindo no estudo dos ofícios de Cristo, depois de tê-lo visto como profeta agora o veremos como sacerdote. Quando da organização do Israel, no Sinai, por Moisés sob a orientação divina, foi instituído o sacerdócio para oficiar no Tabernáculo. Deus escolhera a família de Arão, irmão de Moisés, da tribo de Levi para o sacerdócio.

Arão e seus quatro filhos foram consagrados para esse oficio. Com a encarnação do Filho de Deus e a sua unção pelo Espirito Santo (Mt 3.16) começou um sacerdócio através de Cristo, que cumpriu toda a Lei fazendo com que o sacerdócio levítico caducasse, e em seu lugar se levantasse outro sacerdócio, segundo a ordem de Melquisedeque, cumprindo-se assim a palavra profética do Sl 110.4, que diz: “O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”. (Veja Hb 7.17,21,22). No Antigo Testamento, o sacerdote representava o povo diante de Deus. Era o papel inverso do profeta que representava Deus diante do povo. O sacerdote oferecia sacrifício e intercedia pelo povo de Deus. Cristo como Sumo Sacerdote, ofereceu-se a Si mesmo em sacrifício na cruz pela sua igreja, aplacando a ira divina contra o pecado e a reconciliando com Deus. “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, ...” 2 Co 5.18,19. À direita de Deus, Cristo exerce a segunda faceta do seu sacerdócio que é interceder pela igreja. “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” Rm 8.34. (Veja ainda Hb 10.12). Em Hb 4.14-16 encontramos que Cristo é capaz de condoer-se do seu povo, porque passou pelas mesmas agruras que ele passa, mas não sucumbindo à tentação. No texto de 1 Jo 2.1,2, o apóstolo João revelou que nós temos um advogado no Céu junto ao Pai. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. Graças a poderosa intercessão de Cristo a Igreja se mantém de pé, firme para a glória de Deus.     Pr. Eudes L. Cavalcanti