Tamanho da letra:

Comentando Atos dos Apóstolos

A igreja cresce (At 9.31)

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”. Depois de relatar a fuga de Saulo de Jerusalém, devido a oposição dos helenistas e da decisão que tomaram de matá-lo, o escritor de Atos nos revela a maneira como viviam as igrejas locais espalhadas em Israel na época. Essas igrejas viviam em paz, eram edificadas, se multiplicavam e andavam no temor e na consolação do Espirito Santo.

Essas características eram prova evidente de que Deus fizera até então e continuava fazendo uma grande obra na terra de Israel, que na época era dividida em três províncias: Judéia, Samaria e Galiléia. Deus estava abençoando com a verdade do Evangelho aquelas regiões graças ao trabalho apostólico e certamente através de outros irmãos impulsionados pelo Espirito de Deus como por exemplo Felipe, o Diácono Evangelista (At 8.1-40). Quando é dito que as igrejas tinham paz podemos pensar que cessara a perseguição contra elas, até porque o grande perseguidor agora era um cristão atuante. A edificação era motivada pela pregação genuína da Palavra de Deus que, quando pregada na sua pureza, alcança três áreas: conforta, edifica e exorta (1 Co 14.3.). O temor do Senhor enchia o coração das Igrejas sinal claro da presença de Deus no meio delas através do Seu Espirito (Mt 18.20; 2 Co 6.16; ...). O consolo dado por Deus aquelas comunidades, quando nos momentos de aflição, era produzido pelo Espirito Santo que tomava conta das igrejas. Lembrando que o Espirito Santo é o consolador por excelência (Jo 14.16,26). Outra informação importante é que as igrejas se multiplicavam, graça ao cumprimento do Ide de Cristo e o poder do Espirito usando os crentes na pregação do Evangelho.                       

 Pr. Eudes L. Cavalcanti