Tamanho da letra:

 Comentando Atos dos Apóstolos

O centurião Cornélio (Atos 10.1-8)

O capitulo 10 de Atos dos Apóstolos começa falando sobre um homem gentio, romano, centurião de um segmento do exército romano conhecido por coorte  (seiscentos soldados) Italiana, sediada em Cesaréia, território israelita.  Esse homem, segundo o texto em apreço, era piedoso, temente a Deus com toda a sua casa, caridoso e que de continuo orava a Deus. Talvez fosse um prosélito pelo menos de coração, já que os romanos eram politeísta. Cornélio num de seus momentos de oração, à tarde, teve uma visão de um anjo que fora enviado por Deus para instrui-lo o que deveria fazer para conhecer o Evangelho de Cristo. Primeiramente, o anjo lhe dissera que as orações e esmolas de Cornélio eram do conhecimento de Deus. “Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor?

E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus” At 10.3,4. Depois, disse o anjo que ele chamasse a Simão Pedro que estava em Jope, cidade próxima a Cesaréia, pois ele lhe daria orientação quando a salvação de sua alma. Duas coisas devem ser levadas em consideração nesse texto: A primeira é de que Deus ouve as orações das pessoas interessadas nEle. A segunda é que os anjos, mesmo conhecendo o programa redentor, não estão autorizados por Deus a propagarem o Evangelho, coisa essa privativa à Igreja de Cristo. O texto de 1 Pe 1.12 nos diz que os anjos anelam esse ministério, mas Deus os privou dele.               

Pr. Eudes L. Cavalcanti