Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 42. Em que se resumem os dez mandamentos? 

Resposta: Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento; e ao nosso próximo como a nós mesmos. Ref. Mt 22-37-40. 

Nosso Comentário: Já dissemos que os quatro primeiros mandamentos do Decálogo disciplinam o nosso relacionamento com Deus e os seis seguintes o nosso relacionamento com o nosso semelhante.

Dissemos também que o Senhor Jesus Cristo resumiu o Decálogo em dois mandamentos, sendo o primeiro amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, conforme os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Lembrando que o Deus revelado na Bíblia Sagrada é um ser pessoal, tendo vontade, inteligência e emoções, sendo que com essa última característica Ele ama, pois Ele é amor.  A Bíblia está recheada de textos no Antigo e no Novo Testamento, que dizem que Deus é um Deus amoroso, mas diz também que Ele espera que as suas criaturas morais retribuam a esse amor. Tem até mandamentos nessa direção, tanto no Antigo como no Novo Testamento.  (Dt 6.5; 11.13;...; Mt 22.37,38; Mc 12.29,30; Lc 10.27,28;...). O Senhor Jesus disse que amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro mandamento da Lei divina. Disse também que o segundo semelhante ao primeiro, é amar ao próximo como a si mesmo. Os seres humanos, independente de raça, cor e sexo,  foram feitos à imagem e semelhança de Deus. Já que é um mandamento, uma ordem de Deus que nós seres humanos amemos o nosso semelhante, procuremos tratá-los com hombridade e respeito e procuremos ajudá-los em suas necessidades, inclusive pregando-lhes o Evangelho. Pr. Eudes