Tamanho da letra:

QUE FAZES AQUI?

     Elias fora um dos poderosos profetas do Senhor que ministrou no período do reino dividido, na época de Acabe, rei de Israel, segundo as Escrituras do Antigo Testamento. Através dele Deus realizou diversos milagres no meio do Seu povo. A ação mais contundente de Elias foi quando desafiou os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, que comiam da mesa de Jezabel, esposa de Acabe. No desafio, que é relatado no livro de Reis (1 Rs 18.22-40), Deus, em resposta a oração de Elias, fez descer fogo do céu para consumir o holocausto preparado pelo profeta Elias, enquanto os profetas de Baal foram envergonhados porque invocaram seu deus e não houvera resposta. Elias os desafiara dizendo que o deus que respondesse com fogo esse era o verdadeiro Deus. Vencido o desafio, Elias mandou que os profetas de Baal fossem destruídos porque estavam servindo de tropeço ao povo da promessa, envolvendo-o na idolatria que tanto ofendia a Deus.

      Depois dessa estrondosa vitória em que o profeta de Deus prevalecera contra a falsa religião, Jezabel, esposa de Acabe, ameaçou tirar a vida de Elias e por isso ele fugiu e se escondeu numa caverna, onde Deus o encontrou, e lhe fez a pergunta que estamos utilizando como título desta reflexão.

      Às vezes na vida nós, diante das dificuldades que enfrentamos ou das ameaças do diabo, nos refugiamos como Elias numa caverna, nas cavernas da vida e desesperançados dizemos a Deus que não há mais solução, que não tem mais jeito, e que é melhor morrer do que viver. Amados, é preciso entender que sempre teremos dificuldades na vida e que quando estamos envolvidos com a obra do Senhor, a oposição do diabo se faz sentir com força. É preciso entender também que Deus está no controle de tudo. Ele não se esqueceu de nós, os Seus filhos. “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti” Is 49.15. Falando sobre dificuldades, lutas, tribulação, é preciso entender que Deus permite isso para fortalecer o nosso caráter, para nos humilhar diante de Si, para nos corrigir de algum mal, para dependermos dele, também para demonstrar o Seu poder nos socorrendo em momento oportuno.

      No exemplo de Elias, podemos observar quão frágil é o ser humano. O grande Elias, o profeta do Senhor, que ousadamente exercera o seu ministério sem ter medo de nada, agora estava escondido numa caverna, desesperançado, com medo da ameaça de uma mulher ímpia.

      Irmãos, nos momentos mais difíceis de nossa vida, Deus sempre tem uma palavra de conforto, de exortação para nós. Para Elias fora: “que fazes aqui Elias?”. Para você, qual será a palavra que Deus quer lhe falar? Serão as mesmas que falou para Elias?

      A exemplo de Elias, Deus ainda tem algo a fazer com você e através de você. Anime-se. Levante a cabeça e saia da caverna, pois, Deus não quer você nela.   

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA