Tamanho da letra:

CULTUANDO A DEUS DA FORMA QUE LHE AGRADA

O homem foi criado por Deus para viver neste mundo e na eternidade para a Sua glória e para o Seu louvor.

Deus, segundo a sua Palavra determinou que o homem tributasse a Ele a honra e glória que lhes são devidas. “Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra” Sl 96.7-9.

Se cultuar a Deus é uma obrigação do homem, mui especialmente do homem redimido, salvo pelos méritos de Cristo, as reuniões da Igrejas programadas para cultuar a Deus se revestem de especial importância. Deus prometeu se fazer presente nas reuniões agendadas pelo Seu povo. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18.20.

O culto não deve ser prestado a Deus de qualquer jeito. É preciso que descubramos nas Escrituras a maneira correta de cultuar a Deus. Pelas Escrituras entendemos que o culto que agrada a Deus deve está centrado em Cristo. Nesse culto há espaço para a oração, para o louvor, para a leitura e exposição das Sagradas Escrituras e para o ofertório.

Os adoradores devem prestar o culto a Deus com sinceridade de coração, pois Ele disse em sua Palavra que Ele é Espírito e que importa que os que O adoram, O adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24). Deve ainda os adoradores guardar reverência na hora de cultuar a Deus, pois a Bíblia diz isto em forma figurada, que devemos guardar os nossos pés quando entrarmos na casa do Senhor. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal” Ec 5.1.

O culto, antes de qualquer outra coisa é um ofertório. Subimos ao santuário para oferecer a Deus o fruto de nossos lábios. “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” Hb 13.15.

Infelizmente, muitos irmãos só pensam no culto como num momento para receber as bençãos de Deus. É verdade que quando cultuamos de uma forma que agrada a Deus, as bençãos dos céus descem para as nossas vidas, mas é preciso que mudemos de enfoque, para que agrademos ao Senhor com as nossas celebrações. Não subamos, amados, a casa do Senhor só com ânsia de receber algo de Deus e, sim, de oferecer a Ele o culto que lhe é devido, e quando fazemos isso de coração Deus que é misericordioso e bondoso nos abençoa, e nos alegra diante de Sua presença.

Outra coisa que precisa ser enfatizada, é a questão da pontualidade nos cultos. Os cultos têm hora para começar e hora para terminar, ele é um todo. Quando se chega atrasado ao culto perde-se alguma coisa. Perde-se a oportunidade de cultuar a Deus plenamente. Outra coisa que temos de lembrar é a questão da assiduidade. Os cultos da igreja são programados e os crentes precisam ser assíduos, ou frequentes nas celebrações ao Senhor.

Re v. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA