Tamanho da letra:

CHEIOS DO ESPÍRITO

No seu programa eterno, Deus determinou que aqueles que cressem no Seu Filho Jesus Cristo recebessem o dom do Espírito Santo. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; ...” Jo 7.38,39. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” Ef 1.13. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Co 12.13.

Segundo as Sagradas Escrituras, a presença do Espírito Santo no interior do salvo é uma realidade inquestionável. O Espírito Santo foi dado para habitar as nossas vidas selando-as para o dia da redenção e, também, para fazer de nossos corpos santuários de Deus. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Co 3.16. (Veja ainda 1 Co 3.17; 6.19; 2 Co 6.16).

A presença do Espírito de Deus no salvo o torna alvo das Suas inúmeras atuações, pois ainda segundo a Bíblia, Ele nos foi dado para ensinar as verdades espirituais, guiar os crentes nos caminhos do Senhor, santificar a vida do salvo, levá-los a obedecer a Deus, moldar o seu caráter de acordo com o padrão estabelecido por Deus em sua Palavra, fortalecê-lo para enfrentar os embates espirituais, dar-lhe força espiritual para testemunhar das grandezas de Deus, mui especialmente das virtudes de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz. O Espírito foi-nos dado, também, para consolar o nosso coração nos momentos de dificuldades e tribulações. Aliás, Ele é chamado por Jesus de o Consolador.

O dom do Espírito é recebido pela fé em Cristo, ou seja, no momento da conversão, como dito no Evangelho de João e nas cartas de Paulo aos Coríntios e aos Efésios. A partir do momento em que a pessoa crer em Cristo e o aceita como Salvador e Senhor, o Espírito de Deus é derramado sobre ela, passando a habitar em seu interior. Isto quer dizer que todo o crente genuíno tem o Espírito Santo habitando nele. O apóstolo Paulo chegou a dizer que se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele (Rm 8.9).

Ainda, de acordo com o programa divino, é da vontade de Deus encher todos os crentes com o Espírito Santo, fazer o Espírito transbordar na vida de cada um deles, controlando-a totalmente, para cumprir nela o Seu propósito. Para que essa vontade de Deus seja realizada, faz-se necessário que o crente dê espaço no seu coração para que essa benção se torne uma realidade. Como Deus respeita a nossa individualidade, é propósito Seu que essa plenitude seja desejada e buscada pelos crentes em Cristo. “Enchei-vos do Espírito” Ef 5.18. É importante registrar que com a plenitude do Espírito chegam os dons espirituais na vida do cristão, dons esses que serão usados por Deus para a edificação da Igreja de Cristo.

Uma vida cheia do Espírito deve ser o sonho de todo aquele que professa o nome de Jesus. Essa benção deve ser buscada de todo o coração como prioridade número um pelos servos de Deus.

Só com a plenitude do Espírito em nossas vidas é que seremos crentes vitoriosos, felizes, abençoados, renovados, realizados, e úteis a causa do Senhor. “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” At 4.31. “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” At 13.52.

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA