Tamanho da letra:

Arqueólogo diz ter descoberto Betsaida, cidade amaldiçoada por Jesus na Bíblia

 

Achados arqueológicos despertam grande curiosidade para os estudantes da Bíblia Sagrada, pois é sabido no mundo acadêmico que às Escrituras fornecem grandes informações sobre o mundo antigo, permitindo que locais como a velha cidade de Betsaida, por exemplo, sejam descobertos nos dias atuais.

O professor Rami Arav, da Universidade de Nebraska, que trabalha há décadas no sítio arqueológico conhecido como Et-Tell, diz não haver mais dúvidas de que o local abrange, realmente, a região onde existiu a cidade de Betsaida.

De acordo com Lucas 9: 10-17, foi perto dessa cidade onde Jesus Cristo alimentou 5 mil pessoas, através do milagre da multiplicação dos pães e peixes. Acredita-se que Betsaida se localizava na costa nordeste do Mar da Galiléia, o que explica a distância de 1,5 Km do mar.

“Na base do monte et-Tell, encontramos argilas de lagos contendo microrganismos de crustáceos. Ao mesmo tempo, Betsaida estava bem na água! Trabalhos posteriores refinaram essa descoberta”, diz o professor Rami Arav.

 “Na base da pista encontram-se depósitos em terraços de cascalho e pedras no topo das argilas do lago. A datação por carbono 14 de ossos bovinos e outra matéria orgânica embaixo das pedras produziu uma data entre 68 e 375 DC”, explica o docente.

Na massagem de Mateus, capítulo 11, Jesus amaldiçoa Betsaida e outros vilarejos pelo fato dos moradores locais não terem se arrependido, mesmo após verem a realização de vários milagres.

“Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se os milagres que entre vós foram realizados tivessem sido feitos em Tiro e Sidom, há muito que elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Entretanto, Eu vos afirmo que no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom, do que para vós outros”, diz os versos 21 e 22.

Os achados arqueológicos do professor Rami Arav pontaram que Betsaida foi atingida por uma catástrofe natural séculos depois, “provavelmente o grande terremoto de 363 DC, varreu uma grande quantidade de pedregulhos de basalto, pedra, cascalho, solo e artefatos através da planície em que et-Tell está, separando Betsaida da costa”.

Por fim, o professor acredita que realmente encontrou a vila onde o Evangelho de Jesus foi rejeitado. “Fontes antigas colocam vários requisitos para a identificação de Betsaida. Achados em Et-Tell convenceram não apenas a mim, mas a um grupo de especialistas”, diz ele, segundo o The Sun.

Gospel+