Tamanho da letra:

TUDO DEUS VÊ


Entre os atributos naturais de Deus encontra-se a onisciência. Entende-se onisciência como aquela capacidade plena de Deus de conhecer todas as coisas (o passado, o presente e o futuro), inclusive aquilo que passa na mente e no coração do ser humano. “O inferno e a perdição estão perante o SENHOR; quanto mais os corações dos filhos dos homens?” Pv 15.11. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” Hb 4.13.
Através de toda a Bíblia encontramos o Deus Todo-Poderoso sendo revelado como Aquele que está com o seu olhar penetrante atento a tudo o que acontece no universo. “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” Pv 15.3. Citemos dois episódios um no Antigo Testamento e o outro no Novo Testamento que são emblemáticos no que se refere ao assunto em foco. O primeiro foi na época do profeta Eliseu em que Deus, que acompanhava a vida do seu povo, revelava ao profeta o que o rei da Síria, inimigo de Israel, maquinava em seu quarto, e isso em diversas ocasiões, a ponto do rei da Síria, intrigado, perguntou no conselho de guerra quem era o espião que revelava as armadilhas que preparava contra o exercito israelita, e a resposta dada por um de seus conselheiros, foi: “E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir” 2 Rs 6.12. O do Novo Testamento foi quando um casal vendeu uma propriedade e doou parte do valor dela a Igreja, dizendo que o valor ofertado fora o valor total da venda. A resposta do apóstolo Pedro foi duríssima: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” At 5.3. O que o casal tinha combinado em seu quarto, Deus estava vendo, e o resultado dessa mentira todos sabemos, pois primeiro Ananias e depois Safira foram fulminados por Deus em duas reuniões da Igreja.
No livro de Apocalipse, numa expressão comum às sete cartas, nos é revelado esse conhecer de Deus de tudo o que se passa dentro das igrejas locais. “Eu sei as tuas obras”. Tudo o que acontecia na vida das Igrejas e na de seus membros era do conhecimento do Senhor da Igreja, que tem os olhos como chamas de fogo.
Assim sendo, precisamos irmãos ter cuidado com tudo o que envolve as nossas vidas (atos, fala e pensamento), pois tudo Deus vê. Para termos a consciência tranquila diante desse Deus onisciente, precisamos do Seu auxílio como o próprio salmista Davi constatou: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Sl 139.23,24.
Rev. Eudes Lopes Cavalcanti
Pastor Titular da III IEC/JPA