Tamanho da letra:

Credos da Bíblia

 

As passagens das Escrituras que se seguem, são consideradas por muitos como sendo credos ou declarações de fé.

Deuteronômio 6:4: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR .

1 Reis 18:39: O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

Mateus 16:16: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Mateus 28:19: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

João 1:49: Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

João 6:68-69: Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.

João 20:28: E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Atos 8:36-37: E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Atos 16:31: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

1 Coríntios 8:6: Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

1 Coríntios 12:3: Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 15:3-7: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.

Filipenses 2:6-11: Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

1 Timóteo 3:16: E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

Hebreus 6:1-2: Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. 

1 João 4:2: Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.

 

Há também diversos sumários antigos da fé Cristã que antecedem os credos, tais como a "Regra da Fé", conforme registrado por Irineu:

...esta fé: em um único Deus, o Pai Todo-Poderoso, que fez os céus e a terra, o mar e tudo que neles há.

e em Cristo Jesus, o Filho de Deus, que se fez carne para nossa salvação;

e no Espírito Santo, que fez conhecido, através dos profetas, o plano da salvação, e a vinda, o nascimento de uma virgem, e a paixão, e a ressurreição dentre os mortos, e a ascensão corporal aos céus do amado Cristo Jesus, nosso Senhor, e Sua futura aparição dos céus na glória do Pai para congregar todas as coisas e para ressuscitar novamente toda carne de toda a raça humana...

 

E o relato de Hippolytus sobre a cerimônia batismal:

Quando a pessoa que está sendo batizada desce às águas, o que lhe batiza, colocando suas mãos nele, dirá: "Crês tu em Deus, o Pai Todo-Poderoso?" E o batizando dirá: "Creio." Então, mantendo suas mãos em sua cabeça, ele batizara-lo uma vez.

E então ele dirá: "Crês tu em Cristo Jesus, o Filho de Deus, que nasceu da Virgem Maria, e foi crucificado sob Pôncio Pilatos, morto e sepultado, ressuscitou novamente ao terceiro dia, reviveu dentre os mortos, ascendeu aos céus, está sentado à direita do Pai, e que virá julgar os vivos e os mortos? E ele dirá: "Eu creio", e ele o batizará novamente. E novamente ele dirá: "Crês tu no Espírito Santo, na santa igreja, e na ressurreição dos corpos?" O batizando dirá: "Eu creio", e então ele o batizará uma terceira vez.

- Hippolytus, terceiro século da igreja primitiva.

Tanto a "Regra da Fé" registrada por Irineu como a cerimônia batismal registrada por Hippolytus, são extremamente similares ao Credo dos Apóstolos.