Tamanho da letra:

Iavé Shammah

 
A Bíblia nos revela que o nosso Deus é o Deus transcendente, ou seja, ele não habita neste mundo, é invisível, sublime, habita nos céus. Ao mesmo tempo as Escrituras nos revelam que esse Deus sublime, cuja morada não é entre os homens é o Deus imanente, que interage com a sua criação. “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” Is 57.15.
No Antigo Testamento Deus era famoso por habitar entre o seu povo, apesar de toda a sua glória e majestade. Na visão que o patriarca Jacó teve em Betel, ele chegou à seguinte conclusão depois que teve um sonho e viu o Senhor no topo da escada: “Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: “Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia” Gn 28.16. Um dos nomes dados a Deus pelo Espírito Santo na época do cativeiro babilônico foi Iavé Shammah (o Senhor está ali). Ez 48.35.
Ainda nos é dito pela Escrituras que Deus é conhecido como Emanuel (Deus conosco). “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco”. Mt 1.23. Essa Escritura faz referência a vinda do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo a este mundo para realizar a obra redentora. Jesus aqui neste mundo, nos dias da Sua encarnação, era o próprio Deus presente conosco. A um apóstolo que desejava ver ao Pai, Ele respondeu: “Disse-lhe Jesus: ... Quem me vê a mim vê o Pai...” Jo 14.9. Paulo disse que Cristo era a imagem do Deus invisível Cl 1.15
Ainda nos diz as Escrituras, que de acordo com o programa redentor, o Cristo entronizado derramou o Espírito Santo sobre a Igreja inaugurando-a no Dia de Pentecostes, passando daí a contar ela com a presença do Deus Espírito. Essa presença, ainda de acordo com o programa divino, é individualizada, na vida daqueles que crêem em Cristo. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” Ef 1.13. (Veja ainda Jo 7.39).
Diz-nos ainda as Escrituras que a presença de Deus está também na Igreja como comunidade. O Senhor Jesus prometeu que estaria com o seu povo quando estivesse reunido em seu nome. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” Mt 18.20. O Senhor ainda prometeu que neles habitaria e entre eles andaria (2 Co 6.16). No livro de Apocalipse nos é dito que o Senhor da Igreja anda no meio dela. “Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro” Ap 2.1.
A presença do Senhor em nossas vidas e no meio da Igreja é um dos grandes privilégios que Deus por graça e misericórdia nos concedeu. Honremos irmãos essa presença e usufruamos dela para a nossa felicidade, pois a presença divina proporciona: 1) Consolo na peregrinação terrena - Gn 28.15; 31.3; Ex 3.12; 29.45; 2) descanso - Ex 33.14; Lv 26.12; 3) Encorajamento para as batalhas da vida - Dt 20.1; 4) Conforto nas provas - Is 43.2; Zc 2.10; 5) Garantia de resposta até mesmo aos menores grupos de crentes- Mt 18.19,20; 6) Permanência até o fim - Mt 28.20.