Tamanho da letra:

E B D

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

 

Quer conhecer mais de Deus?

          Então, não deixe de freqüentar nossa Escola Bíblica,

todos os domingos, às 9h.

 

 A mensagem Contemporânea dos Profetas

 

 

Profeta e Profecia

texto básico: Lc 16.16

Introdução

A bíblia reconhece a profecia como um meio de comunicação divina. Deus falou aos homens, muitas vezes e de muitas maneiras, através de instrumentalidade profética (Hb 1.1). Conforme Jr. 18.18, o profeta do AT ocupava a posição central de revelar a vontade de Deus aos homens, pela palavra.

A função fundamental do profeta era falar em nome de Deus. Ele anuncia coisas antecipadamente e fala em nome de Deus. O profeta é um porta-voz da revelação de Deus e a profecia é o conteúdo dessa revelação, (2Pe 1.21). No AT usa-se três palavras para definir o profeta: Vidente; Homem de Deus e Profeta.

 

  1. O Profetismo bíblico

O termo profeta aparece pela primeira vez em Gn 20.7. Oficialmente, surge com Moisés (Dt 18.18; Os 12.13; Nm 11.25; 12.2) e se estabeleceu com Samuel (1Sm 9.9; 10.5 e 19.20). Nos tempos de Davi, o grupo de cantores do santuário "profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao Senhor"(1Cr 25.3). Entretanto, é com Elias e Eliseu e os profetas escritores do século VIII a.C., que o sentiod de porfeta como aquele que ministrava a palavra de Deus aos seus contemporâneos ganhou preeminência histórica.

O fenômeno da inspiração dá originalidade à profecia bíblica. Deus coloca na boca do profeta a sua palavra. (Jr 1.9; Dt 18.18).

 

  1. Os profetas da antiga e da nova aliança

Para compreendermos o ministério profético na bíblia é necessário olharmos para a doutrina da Aliança. Jesus Cristo é o ponto central da Aliança. Nele se cumpre e se divide o exercício profético em profetas da antiga aliança e da nova. (cf. Hb 8.1-13; Jr 31.31-34).

Os profetas escritores são classificados em maiores e menores, segundo o tamanho dos seus escritos. Suas profecias podem ser classificadas em três grupos principais: profecias a respeito de Israel e o seu relacionamento com Deus; profecias messiânicas e profecias escatológicas.

O principal objetivo das profecias na antiga aliança era exortar o povo de Israel para o seu compromisso com Deus (Is 1; Jr 11.1-17; Ez 16; Dn 9; Os 1-2). Fidelidade a Deus.

João Batista é o último profeta da Antiga Aliança e o precursor de Jesus, "Os profetas vigoraram até João" (Lc 16.16), ou seja, o modelo de profeta do AT se encerra em João
Batista.

Jesus Cristo é o profeta da Nova Aliança. Ele nos revela Deus pela sua palavra e pelo seu Espírito, assim como a vontade de Deus para a nossa salvação (Jo 1.1-14; 15.15; 20.31; 14.26). Todo cristão passa a ser uma testemunha do Senhor Jesus e deve proclamara as virtudes de Deus (1Pe 2.9). O ministério profético constitui-se agora, na pregação da Palavra de Deus com a tríplice finalidade: edificar, exortar e consolar (1Co 14.3; 2Tm 4.2; 1Pe 4.11). Isso não anula certas predições específicas como a Ágabo (At 11.27-28; 21.10-14)  e as filhas de Filipe (At 21.9), mas eles não são profetas como era João Batista e os demais da antiga aliança.

 

  1. Elementos do profetismo bíblico

Havia três elementos essenciais no profetismos bíblico: vocação profética, mensagem e cumprimento.

Vocação: A vocação era o chamamento de Deus para o ofício profético. Não existe verdadeiros profetas sem este chamado (Jr 23.21).

Mensagem: O Verdadeiro profeta tinha mensagem de Deus para comunicar ao povo. (Jr 1.2; Ez 1.3; Os 1.1).

Cumprimento: Se a palavra profética não se cumprir "esta é palavra que o Senhor não disse" (Cf Dt 18. 20-22).

 

Conclusão

Para os profetas, Deus revelava a sua vontade. O conteúdo dessa revelação divina foi redigido e lavrado nas Escrituras (Lei e os Profetas – Mt 5.17; Lc 24.44,45). Jesus veio, confirmou e cumpriu as Escrituras. Ele é o "grande profeta" (Dt 18.15). Ele é a revelação definitiva de Deus (Lc 2.32; Mt 11.27; Jo 1.18). ele é o portador e o conteúdo da revelação de Deus.

A revelação especial de Deus chega a nós  através das Escrituras. Nelas aprendemos  acerca de Jesus. Elas são a base e a norma de toda pregação e de todo ensino cristão.

 

Os falsos Profetas

Texto básico: Mt 7.15-20

Introdução

 

Karl Barth afirmou: "O falso profeta é o pastor que agrada a todo mundo. Seu dever é dar testemunho de Deus, mas ele não vê a Deus e prefere não o ver porque vê muitas outras coisas. Segue seus pensamentos humanos.... evita habilmente tudo quanto incomoda. Ele sabe que Deus quer tirar os homens da impiedade e que a luta espiritual deve ser travada. No entanto, prega a 'paz'... como se tal paz existisse!... o muro oscilante e rachado, ele o disfarça pintando de cores suaves e consoladoras da religião, para o contentamento de todo o mundo. Eis aí o falso profeta".

 

  1. A definição bíblica

"Falsos Profetas" aplica-se ao "falso cristo" (Mt24.24). Ao "falso apóstolo" (2Co 11.13) e ao "falso mestre" (2Pe 2.1). Historicamente, sempre estiveram, estão e estarão na Igreja. É por isso que Jesus nos adverte: "Acautelai-vos dos falsos profetas" (Mt 7.15).

Jeremias, por exemplo, teve problemas sérios com os profetas que diziam: "Paz, paz; quando não há paz" (Jr 6.14). O profeta Ezequiel diz: "Os seus profetas lhes encobrem isto com cal por visões falsas, predizendo mentiras e dizendo: Assim diz o Senhor Deus, sem que o Senhor tenha falado (Ez 22.28).

Jesus diz que os falsos profetas são "lobos" com pele de ovelhas. (Mt 10.16; Jo 10.12; At 20.29).

 

  1. As características do falso profeta

Ausência de vocação - Um profeta é falso pelo simples fato de não ser chamado por Deus. (Jr 23.21)

Mensagem própria - O falso profeta não é portador da palavra de Deus (Jr 14.14, 23.16)

Incentiva a desobediência - A mensagem do falso profeta é um incentivo ao povo permanecer no erro (Jr 23.17).

 

  1. Como identificar o falso profeta

No AT, no contexto dos profetas da Antiga Aliança, Deus orienta: "como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumpri, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba falou o tal profeta; não tenhas temor dele" (Dt 18.21,22). O verdadeiro profeta se distinguia do falso através do cumprimento da profecia proferida. Logo, as profecias tinham cumprimento a curto prazo, de tal forma que pudesse ser avaliada pelo povo. (1Rs 17.24).

No NT, sob a nova aliança, Jesus Cristo traz uma orientação em Mateus 7.15-17,20).

Jesus aplica a metáfora do "lobo com pele de ovelha". No AT os profetas eram identificados por suas vestes também (Zc 13.4). Jesus nos manda observar os frutos. Que frutos são estes? São dois: a conduta e o ensino. "Doutrina sadia e vida santa são os sinais dos verdadeiros profetas" J.C. Ryle. (Gl 1.8-9; 1Tm 6.3-5; Tt 1.10-14; 2Pe 2.1-3).

 

Conclusão

Há três maneiras em que o falso profeta demonstra ensinar pro interesse pessoal: quando ensina por dinheiro, por prestígio e para transmitir suas próprias ideias (cf. 2Pe 2). Cuidem-se!

 

A Vocação Profética de Jeremias

 

Texto básico: Jr 1.1-19

 

Introdução

 

Deus levantou o profeta jeremias para uma função muito difícil. Para ser rejeitado, para pregar e ninguém ouvir, para derrubar e arrancar, para edificar e plantar (Jr 1.10).

 

 

 

  1. 1.      O Tempo do Profeta

 

Jeremias recebeu o seu chamado para o ministério profético quando tinha cerca de vinte e dois anos, por volta de 610/612 a.C. (Jr 1.2).

 

Era um período extremamente conturbado e apresentava crises em vários sentidos. O pai de Josias (Amom) havia reinado apenas dois anos antes dele e fora assassinado no palácio. Isso, num contexto já de rebelião política e de conspiração de nações vizinhas, como Assíria e depois Babilônia, contra Judá, o que culminaria com o exílio de Jerusalém, assistido e vivido por Jeremias, em seu começo. Também no aspecto religioso a nação estava em crise. O povo se prostituía (Jr 3.1) e se esquecera de Deus (Jr 2.21, 27).

 

 

 

  1. 2.      O chamado do Profeta

 

Jr 1.5 - O chamado de Jeremias está baseado em três partes: a eleição, a consagração e a nomeação.

 

A eleição - A eleição se baseia em um conhecimento e contato íntimo, uma relação profunda da parte de Deus para com o eleito. Portanto, quando estamos recebendo de Deus um chamado especial, devemos estar certos de que esta escolha é fundamentada no imenso amor de Deus por nós desde a eternidade.

 

A consagração - ser consagrado é ser separado, santificado, dedicado. Deus separa especialmente alguém para cumprir a função a que se destina. Deus é quem chamou e separou Jeremias para o ministério.

 

A nomeação - Deus constituiu Jeremias para a função de profeta. Esta nomeação divina cumpre um propósito claro, definido e esclarecido pelo próprio Deus.

 

 

 

  1. A resposta do profeta

 

Jr 1.6 - Jeremias se sentiu incapacitado para exerce o papel de mensageiro de Deus, nunca situação de tanta adversidade, como quis, de toda forma, esquivar-se imediatamente da função.

 

Deus responde de maneira forte e dura (Jr 1.7). A expressão no original seria como Deus dissesse: "Este argumento de que és muito jovem não serve e assunto encerrado".

 

O Senhor é aquele que chama e sustenta. Negar a um chamado de Deus é perigoso, mas obedecê-Lo é a garantia de que o próprio Deus é que estará conosco para nos guiar, preparar, e sustentar até o fim.

 

 

 

Conclusão

 

O chamado de Deus a Jeremias é repetido hoje a muitos homens e mulheres que precisam trabalhar na obra do Senhor. Deus quando chama não aceita negação ou recusa. Antes, Ele mesmo sustenta e dá forças necessárias para que sua Palavra seja falada.