Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 43. Qual é o prefácio dos dez mandamentos?

Resposta: O prefácio dos dez mandamentos é: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Ref. Ex 20.2.

Nosso Comentário: Antes de identificar os dez mandamentos no livro de Êxodo, Moisés o prefaceia assim: “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Ex 20.1,2. Nesse prefácio, Moisés revela que foi o próprio Deus quem falou. Deus é o autor do Decálogo.

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 42. Em que se resumem os dez mandamentos?

Resposta: Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento; e ao nosso próximo como a nós mesmos. Ref. Mt 22-37-40.

Nosso Comentário: Já dissemos que os quatro primeiros mandamentos do Decálogo disciplinam o nosso relacionamento com Deus e os seis seguintes o nosso relacionamento com o nosso semelhante.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 04. Quem é Deus?

Resposta: Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. Ref. Jo 4.24; Ex 3.14; Sl 145.3; 90.2; Tg 1.17; Rm 11.33; Gn 17.1; Ap 4.8; Ex 34.6-7.

Nosso Comentário: A quarta pergunta do Breve Catecismo é Quem é Deus. Sucintamente o Breve Catecismo responde identificando alguns dos atributos de Deus (Aquelas características distintivas do Ser de Deus) tanto naturais quanto morais.

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 41. Onde está a lei moral resumidamente compreendida?

Resposta: A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos. Ref. Dt 10.4; Mt 19.17-19.

Nosso Comentário: Dissemos no comentário da pergunta 40 que o Decálogo, os Dez Mandamentos, é um resumo da Lei Moral de Deus dada ao homem. Dissemos também que os quatro primeiros mandamentos legislam a relação do homem com Deus e os seis restantes legislam a relação do homem com o seu semelhante. São esses os dez mandamentos da lei de Deus, conforme Êxodo 20:

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 45. Como exerce Cristo as funções de rei?

Resposta: Cristo exerce as funções de rei chamando do mundo um povo para si, dando-lhe oficiais, leis e disciplinas para visivelmente o governar; dando a graça salvadora aos seus eleitos; recompensando a sua obediência e corrigindo-os por causa dos seus pecados; preservando-os por causa dos seus pecados; preservando-os e sustentando-os em todas as tentações e sofrimentos; restringindo e vencendo todos os seus inimigos, e poderosamente dirigindo todas as coisas para a sua própria glória e para o bem do seu povo; e também castigando os que não conhecem a Deus nem obedecem ao Evangelho. Ref. Is. 55:5; Gn. 49:10; 1 Co. 12:28; Jo 15:14; Mt. 18:17-18; At. 5:31; Ap. 22:12, e 3:19; Rm. 8:37-39; 1 Co. 15:25; Rm. 14:11, e 8:28; 1 Ts. 1:8; Sl. 2:9.

Nosso Comentário: como dito no boletim anterior, Cristo tem três ofícios: Profeta, Sacerdote e Rei. Já comentamos Cristo como Profeta e Sacerdote, agora iremos comentá-Lo como Rei. 

Leia mais...

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 40. Que revelou Deus primeiramente ao homem para regra de sua obediência?

Resposta: A regra que Deus revelou primeiramente ao homem para sua obediência foi a lei moral. Ref. Rm 2.14-15.

Nosso Comentário: No Sinai quando Israel se aquartelou após sair do Egito, Deus revelou-se ao Seu povo e o orientou, através de Moisés, a construir o tabernáculo, a instituir o sacerdócio arônico, a organizar o exército, e entregou a Lei para ser observada pela nação na terra de Canaã. Essa Lei tinha três partes, a saber: a Lei Civil, a Cerimonial e a Lei Moral.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 44. Como exerce Cristo as funções de sacerdote?

Resposta: Cristo exerce as funções de sacerdote oferecendo-se a si mesmo uma vez em sacrifício sem mácula, a Deus, para ser a reconciliação pelos pecados do seu povo e fazendo contínua intercessão por ele. Ref. Hb. 9:14, 28, e 2:17, e 7:35.

Nosso Comentário: Prosseguindo no estudo dos ofícios de Cristo, depois de tê-lo visto como profeta agora o veremos como sacerdote. Quando da organização do Israel, no Sinai, por Moisés sob a orientação divina, foi instituído o sacerdócio para oficiar no Tabernáculo. Deus escolhera a família de Arão, irmão de Moisés, da tribo de Levi para o sacerdócio.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 10. Como criou Deus o homem?

Resposta: Deus criou o homem macho e fêmea, conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade com domínio sobre as criaturas. Ref. Gn 1.27-28; Cl 3.10; Ef 4.24; Rm 2.14-15; Sl 86-8.

Nosso Comentário. De todas as coisas visíveis que Deus criou o homem é a obra-prima, pois foi o único ser criado à imagem e semelhança de Deus. O homem é a coroa da criação. Deus fez o homem do pó da terra no último dia da criação.

Leia mais...

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 43. Como exerce Cristo as funções de profeta?

Resposta: Cristo exerce as funções de profeta revelando a igreja em todos os tempos, pelo seu Espírito e Palavra, por diversos modos de administração, toda a vontade de Deus em todas as coisas concernentes à sua edificação e salvação. Ref. João 1:18; 1 Pedro 1:10-12; Heb. 1:1-2; João 15:15; Ef. 4:11-13; João 20:31.

Nosso Comentário:  Na Cristologia, Cristo tem os ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei. Moisés pelo Espirito Santo revelou que Deus no futuro iria levantar no meio do povo de Israel um profeta semelhante a ele. “Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

Leia mais...