Comentando Atos dos Apóstolos

 O parecer de Gamaliel (At 5.33-42)

O texto em apreço, nos diz que as autoridades religiosas de Israel que inquiriram os apóstolos ficaram indignadas pela resposta dada por eles e resolveram matá-los, mas um dos ilustres componentes do Sinédrio, chamado Gamaliel, conceituadíssimo mestre em Israel, interveio e mandou retirar os apóstolos do recinto e advertiu ao restante do Sinédrio a ter mais cautela no tratamento da questão. Depois de tecer algumas considerações sobre distúrbios passados recente em Israel e as consequências funestas para a vida de seus líderes, ele disse estas célebres palavras:

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A prisão dos apóstolos (At 5.17-32)

Devido à grande quantidade de pessoas que buscavam a Igreja para ser curadas de seus males, o sumo-sacerdote e os saduceus, um dos segmentos do Sinédrio israelita, encheram-se de inveja e aprisionaram os apóstolos do Senhor.  Guardados na prisão pública de Jerusalém, os apóstolos receberam a visita de um anjo do Senhor que os libertou da prisão de forma miraculosa, e deu-lhes uma ordem de Deus que os apóstolos fossem ao templo e anunciassem o Evangelho de Cristo.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A Comunidade cristã (At 4.32-35)

Depois do relato sobre a ameaça das autoridades religiosas de Israel aos apóstolos, da oração da Igreja e da consequente infusão do poder do Espirito Santo sobre os presentes, e a continuidade da pregação por eles com intrepidez, o presente texto nos revela uma faceta do viver da Igreja de Jerusalém, que estava sob a poderosa influência do Espirito de Deus - a liberalidade.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Os apóstolos fazem muitos milagres (At 5.12-16)

Depois do juízo de Deus sobre o casal Ananias e Safira por ter mentido ao Espírito Santo no caso da oferta dada a Igreja, o texto sagrado nos fala sobre os prodígios feitos pelos apóstolos do Senhor Jesus em Jerusalém. No início de sua vivência, a Igreja de Cristo se reunia num alpendre chamado Pórtico de Salomão que era uma das áreas anexa ao templo de Jerusalém.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

 A Igreja em Oração (At 4.23-31)

Ameaçados pelas autoridades religiosas de Israel, os apóstolos Pedro e João procuraram a Igreja e relataram o ocorrido. Os irmãos, após ouvirem o relato dos apóstolos, levantaram unânimes a voz em oração a Deus. A oração feita por um deles foi registrada por Lucas, escritor de Atos. Nessa oração constatamos que a primeira coisa que fizeram foi exaltarem a Deus, reconhecendo-

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

 Ananias e Safira (At 5.1-11)

Na efervescência do início da Igreja em Jerusalém, a liberalidade era uma nota dominante. Vimos no boletim anterior, que Barnabé tinha um terreno e o vendeu e entregou o valor integral aos apóstolos. No texto em apreço vemos um casal fazendo algo parecido. Ananias e sua mulher Safira resolveram vender um terreno e com o dinheiro da venda ofertar para a Igreja, só que uma parte do valor foi retido pelo casal e entregue a Igreja a outra parte. Quando o dinheiro foi trazido, na presença de todos,

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

Pedro e João perante o Sinédrio (At 4.5-22)

No dia seguinte a prisão, os apóstolos Pedro e João foram apresentados as autoridades religiosas de Jerusalém (os anciãos, os escribas, os sumos sacerdotes Anás e Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da linhagem do sumo sacerdote). A arguição feita aos dois apóstolos era para saber com que autoridade eles curaram o paralitico na porta Formosa do templo de Jerusalém. Pedro, cheio do Espirito Santo, disse a eles que o milagre realizado (a cura do paralítico) fora em nome de Jesus.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

A Oferta de Barnabé (At 4.36,37)

Barnabé, que significa filho da consolação, alcunha essa dada pelos apóstolos do Senhor, cujo primeiro nome era José, era um judeu levita crente em Cristo, natural de Chipre. Era um homem generoso. O texto acima nos fala de um ato de Barnabé devido ao dom da misericórdia dado por Deus a ele, que fora a venda de um terreno seu, cujo valor integral foi trazido e depositado aos pés dos apóstolos como uma oferta ao Senhor, para ser utilizado na obra assistencial da Igreja em Jerusalém. Olhando um pouco para a biografia desse ilustre irmão, que é chamado também de apostolo (At 14.14). (Se Barnabé era apóstolo, é porque preenchia os requisitos para tanto, ou seja, ter acompanhado o Senhor Jesus desde o batismo de João até a sua morte na cruz, e também ser testemunha da ressurreição e ascensão de Jesus - At 1.21,22.

Leia mais...

Comentando Atos dos Apóstolos

 Pedro e João presos (At 4.1-4)

Depois de entregar ao povo que se aglomerara no pórtico de Salomão uma poderosa mensagem, por ocasião da cura do coxo que esmolava a porta Formosa do templo em Jerusalém, Pedro e João foram aprisionados pelos líderes religiosos de Israel juntamente com o capitão do templo e os saduceus, e recolhidos ao cárcere por ser tarde, para um julgamento no dia seguinte.

Leia mais...