Importante autora faz alerta sobre depressão entre pastores: “Não se envergonhem” 

A depressão continua sendo um dos maiores problemas de saúde na atualidade. Diferentemente de outro tempo, em que era vista com muito preconceito, também, entre os cristãos, hoje essa doença de ordem mental é mais compreendida e tratada de forma mais adequada no meio religioso.

Apesar disso, ainda é um desafio compreender e trabalhar os casos de depressão que surgem na igreja e quem falou sobre isso foi a escritora conhecida mundialmente Sheila Walsh.

Walsh é uma escritora de sucesso mundial, cristã e palestrante. Em seu novo lançamento, chamado  “It’s Okay Not To Be Okay: Moving Forward One Day At A Time” (“Tudo bem não estar bem: Seguindo em frente um dia de cada vez”), ela aborda como a depressão é uma realidade que precisa ser encarada com honestidade pelos cristãos, inclusive pastores.

Em uma entrevista para o Christian Post, a autora relatou como ela mesma precisou lutar contra a depressão, 26 anos atrás:

Leia mais...

Jovem queima livro muçulmano e é condenado a prisão perpétua por “blasfêmia” 

A forma como cada país e sistema religioso entende os princípios de liberdade, opinião e expressão varia conforme cada região, especialmente quando o Estado assume uma religião oficial, pela qual toda a população é obrigada a se submeter. Esse é o caso da República Islâmica do Paquistão, um país localizado no Sul da Ásia.

Lá, em 2015, o jovem cristão chamado Yaqoob Bashir Masih, na época com apenas 20 anos, foi acusado de cometer “blasfêmia” contra a fé islâmica. Desde então ele está preso e um julgamento recente agravou a sua pena, lhe condenando a prisão perpétua.

A organização Portas Abertas, que monitora os índices de perseguição religiosa contra os cristãos no mundo, acompanha o seu caso e divulgou o relato de uma das testemunhas que presenciaram o momento em que Masih foi acusado de blasfêmia.

Mushtaq Masih contou que por volta das 7h viu o jovem cristão sendo agredido por uma multidão de pessoas. Entre elas estava o irmão mais velho do rapaz, que lhe questionou:  “Onde está a cópia do alcorão que o líder religioso te deu?”.

Leia mais...

Bolsonaro reitera planos de mudar embaixada brasileira para Jerusalém 

A mudança da embaixada brasileira em Israel da cidade de Tel-Aviv para Jerusalém foi uma promessa de campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL); Na última quinta-feira, 01 de novembro, ele usou as redes sociais para reiterar que os planos continuam os me

smos.

“Como afirmado durante a campanha, pretendemos transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém. Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos”, publicou Bolsonaro.

A declaração foi recebida com entusiasmo pelo primeiro-ministro de Israel: “Felicitei meu amigo e presidente eleito do Brasil Jair Bolsonaro por sua intenção de deslocar a embaixada brasileira para Jerusalém, um passo histórico, justo e animador”, declarou Benjamin Netanyahu, através de comunicado, segundo informações do jornal O Dia.

 

Leia mais...

Pastor é proibido de orar com jogadores após vídeo viralizar na internet  

O Pastor Russell Davis é considerado um homem de muito caráter. Ele comandava o time de futebol da Escola Municipal Dawson County, nos Estados Unidos, como treinador voluntário, mas após um vídeo onde aparece fazendo uma oração com os jogadores viralizar na internet, ele foi acusado por um grupo de ateus de violar a liberdade religiosa dos alunos, ficando proibido de orar novamente com a equipe.

“A Palavra diz que quando eles saíram eles O compeliram a carregar a cruz, e então Jesus foi para o monte e Ele ganhou a vitória na cruz“, diz o pastor no vídeo, fazendo um paralelo da determinação de Cristo com a atitude dos alunos do Falcons diante dos desafios.

“Seu objetivo esta noite não é morrer na cruz. Não é morrer no campo de batalha. Estamos chamando você hoje à noite para carregar sua cruz”, acrescenta Davis.

O vídeo ultrapassou a marca das 73 mil visualizações e chamou atenção da organização Freedom From Religion Foundation (FFRF), que defende a total separação da religião no ensino. O advogado da entidade, Christopher Line, enviou uma carta ao procurador escolar da região, Philip Hartley, afirmando que o pastor Davis violou a Constituição Americana.

Leia mais...

‘Bruxaria cristã’: movimento crescente tenta seduzir cristãos a praticarem magia

 

De tempos em tempos, o Cristianismo vê surgir movimentos oriundos do sincretismo religioso que alegam ser uma releitura das Escrituras que goza de maior inspiração do que toda a história do ajuntamento iniciado pela Igreja Primitiva. A nova moda agora é a bruxaria cristã.

Apesar das advertências bíblicas contra a prática da feitiçaria, Valerie Love, uma líder religiosa que se descreve como uma bruxa cristã praticante e ministra ordenada de consciência espiritual, insiste que não há nada errado com cristãos sendo bruxos e recentemente lançou uma escola para ensinar cristãos a praticarem magia.

“Pare de pensar que você pode dizer às pessoas como adorar. Pare de pensar que você pode dizer às pessoas como se conectar com o divino. Eu poderia lhe dizer quantas pessoas me disseram: ‘Você não pode ser uma bruxa cristã’, mas aqui estou. Veja, você não pode me dizer como adorar. Você não pode me dizer como se conectar com o divino. Isso é entre mim e Deus. Você não pode me dizer como orar”, declarou Valerie recentemente no Facebook .

Leia mais...

Temida tribo de “quebradores de crânios” é alcançada pelo Evangelho, na Amazônia 

Há diversos povos indígenas vivendo no Brasil. Muitos já foram alcançados pelo Evangelho de Jesus Cristo, tendo a oportunidade de evoluir moralmente suas concepções de mundo e abandonar algumas práticas terríveis, como o infanticídio.

Apesar dos avanços missionários, algumas tribos continuam muito fechadas ao Evangelho, e uma delas era a “Skull Splitter”, conhecida em português como “Rachadores de Crânios”.

Entretanto, segundo informações de Larry Buckman, um experiente missionário da Renew Outreach, a realidade espiritual dessa tribo mudou radicalmente, após os anciãos do grupo decidirem enviar cinco dos seus membros para encontrar os missionários, a fim de saber mais a respeito do “Filho de Deus”.

“Eles enviaram cinco caras”, disse o missionário. “Por que eles decidiram caminhar 10 dias direto para o norte para encontrar alguém? Eles não tinham como saber que havia alguém lá em cima [em outra região]. É claro que o Espírito Santo estava liderando eles.”

“À noite eles ficavam possuídos por demônios, batiam em suas esposas e abriam suas cabeças com seus porretes”.

Leia mais...

Contrariando os céticos, arqueólogos descobrem evidências do Êxodo narrado na Bíblia

A libertação do povo hebreu da escravidão nas terras do Egito, liderada por Moisés sob o comando de Deus, é um dos relatos mais grandiosos da Bíblia, por sua riqueza de detalhes, seu significado espiritual e relevância histórica não apenas para judeus e cristãos, mas também para o mundo científico em geral.

“Depois o Senhor disse a Moisés: ‘Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto'”, diz um trecho da passagem, cujo episódio da libertação se concentra mais entre os capítulos 5 e 11 do livro de Êxodo.

Agora os teólogos judeus e cristãos possuem mais um motivo para creditar plena confiança nahistoricidade do texto bíblico, uma vez que David Ben-Shlomo, arqueólogo da Universidade Ariel, descobriu o que pode ser uma das mais importantes evidências em favor do Êxodo.

Se trata de ruínas localizadas em Khirbet el-Mastarah, no Vale do Jordão, que se estende por Israel, Jordânia, Cisjordânia e chega ao sopé das Colinas de Golã.

Leia mais...

Piper orienta como os pais devem ensinar os filhos: “Trate a Bíblia como autoridade absoluta” 

Considerando o avanço de uma cultura cada vez mais relativista e a dificuldade de muitos pais em lidar com a educação dos seus filhos, o pastor e renomado autor John Piper deu algumasorientações sobre a maneira como devemos educar nossas crianças e adolescentes.

“Procure ser totalmente autêntico em seu amor por Cristo, sua alegria nele e seu deleite em seus caminhos. Você não pode forçar a satisfação de uma criança em Deus quando não parece que o Senhor está satisfazendo mamãe e papai”, disse Piper.

A declaração do pastor foi resultado do questionamento de uma mãe em seu programa de rádio. Piper enfatizou que devemos vivenciar o Evangelho diariamente, transformando o ensino da Bíblia em testemunho através do nosso comportamento.

John Piper explicou que os pais devem incluir referências da Bíblia e agradecimentos a Deus a todo momento, “saturando” os filhos com a Palavra. “Sature sua família com as Escrituras. Fale sobre isso de manhã, tarde e noite”, disse ele, destacando o texto de Deuteronômio 6:7-8.

Leia mais...

Gostar de condenar pessoas é “uma das tragédias da igreja moderna”, diz Tim Keller

O renomado pastor e escritor Tim Keller tocou em um dos pontos delicados da vivência cristã, que é a responsabilidade do julgamento. Ele destacou o assunto quando tratado pelos líderes, especificamente os pregadores, dizendo que muitos se preocupam mais em “condenar pessoas” ao invés de amá-las.

Keller falou durante o programa TBN, de Mike Huckabee, comentando sobre o lançamento do seu novo livro, onde citou a história de Jonas para ilustrar como algumas pessoas pregam a Palavra, mas sem amor pelos ouvintes.

“Jonas foi para a cidade e pregou, mas não amava a cidade”, disse o pastor, ressaltando a reação de Deus em seguida, ao expor a contradição de Jonas: “Isso não foi bom o suficiente para Deus, porque no final, ele diz a Jonas: como você pode não amar uma cidade com 120 mil pessoas que não me conhecem?”, disse ele.

Leia mais...

Redenção: judeus se unem em clamor a Deus pedindo que Ele “acelere” a vinda do Messias  

Os atuais eventos mundiais levaram um grupo de rabinos a fazerem um clamor em concordância pela vinda do Messias, que para os cristãos, seria a segunda vinda de Jesus.

O clamor, realizado em Jerusalém, foi liderado pelo rabino Shlomo Amar, um dos chefes religiosos da cidade, ao final da Conferência Internacional da Chabad-Lubavitch, uma das maiores organizações judaicas do mundo.

De acordo com informações do Breaking Israel News, a Conferência da Chabad-Lubavitch reuniu mais de seis mil rabinos e líderes judaicos de 75 países.

Ao comentar o clamor, o rabino russo Berel Lazar destacou que há 25 anos os líderes religiosos judeus discutem a declaração de uma din psak, uma decisão rabínica oficial, sobre o pedido de redenção do povo judeu.

Sobre essa questão, o rabino Amar concordou que havia chegado a hora de anunciar o pedido a Deus para que Ele “acelerasse” a chegada do Messias, propiciando a “redenção final” dos judeus.

Leia mais...

Evento evangelístico reúne mais de 100 mil pessoas e centenas entregam suas vidas para Cristo 

Um megaevento evangelístico reuniu mais de 100 mil pessoas no Peru, tendo como único objetivo proclamar a salvação em Jesus Cristo, possibilitando a conversão de centenas de pessoas após uma série de pregações e atos de adoração a Deus em várias partes do país.

O evento se tratou da 28ª Convenção Nacional no Peru, organizado por igrejas pentecostais do Movimento Missionário Mundial, sob o tema “Jesus Muda Você”.

Visando obter maior alcance de público e extensão nacional, o evento foi realizado separadamente em três regiões do país, sendo elas  Arequipa, Trujillo e na capital, Lima.

“Para que mais cristãos possam ter o privilégio de adorar a Deus, em um ambiente onde a presença do Senhor se move com liberdade”, diz a Convenção Nacional Descentralizada (CND) do país.

Como na maioria das conferências evangelísticas, o “Jesus Muda Você” contou com a participação de vários pregadores, cantores e personalidades do mundo cristão local. Entre eles estiveram os representantes do Movimento Missionário Mundial, como:

Leia mais...

Faculdade Evangélica Azusa cede à pressão e passa a aceitar relacionamentos homossexuais

Uma importante faculdade cristã de origem pentecostal nos Estados Unidos cedeu às pressões da militância LGBT e anunciou que irá consentir com relacionamentos e manifestações públicas de afeto entre homossexuais em seu campus.

A Faculdade Evangélica Azusa Pacific, na Califórnia, anunciou a decisão na semana passada, e o jornal estudantil Zu Media informou que funcionários da universidade cristã na Califórnia decidiram remover a linguagem do padrão de conduta do aluno que anteriormente proibia tais relacionamentos no campus.

A faculdade traz no nome o endereço do maior avivamento pentecostal já registrado nos Estados Unidos, iniciado durante um culto na Igreja Metodista Episcopal da rua Azusa em 14 de Abril de 1906, e que influenciou toda a nação até meados de 1915.

A direção da faculdade afirmou que, apesar da mudança, marcada para entrar em vigor no segundo semestre de 2018, ainda apoia os “princípios bíblicos da sexualidade humana”, na crença de que “a união sexual é planejada por Deus para ocorrer somente dentro da aliança matrimonial entre um homem e uma mulher”.

Leia mais...

Bispo alerta que pastores estão mais preocupados com microfones e multidões, e não com vidas

A essência da pregação evangelística está em anunciar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. Todavia, para o bispo T.D. Jakes, fundador da megaigreja The Potter’s House Church em Dallas, nos Estados Unidos, muitos pastores estão se preocupando mais com o uso do microfone do que em ganhar e cuidar de vidas para Deus.

Jakes explica que o principal testemunho do cristão não está atrás de um púlpito ou no uso do microfone, mas na relação que estabelecemos com o próximo. A falta dessa consciência tem feito alguns se preocuparem mais com os aspectos teóricos da pregação do que com a sua prática através do testemunho.

“Temos nos preocupado mais com as pregações do que ganhar almas”, disse Jakes. “Os pregadores costumavam testemunhar no supermercado, em qualquer lugar, não precisavam de um microfone, não precisavam de uma multidão”.

Para Jakes, um dos problemas relacionados a isso é a reprodução do mesmo padrão de pensamento e comportamento. Ou seja, o ouvinte erra porque já aprendeu errado. “O importante disso é que as pessoas começam a fazer o que você faz e, se você não for um ganhador de almas, pode até ensinar o que sabe, mas irá reproduzir o que você é”.

Leia mais...

Ex-gay testemunha libertação, sofre ameaças e é agredido: “Temo pela minha vida” 

A forma como a sexualidade humana é construída e vivenciada é singular. Isto significa que o destino que cada pessoa deseja dar para ela, também. No caso de Andrew Caldwell, ele escolheu seguir o que a Bíblia ensina como a vontade de Deus para todos nós, conseguindo abandonar o comportamento homossexual e hoje testemunhar como a sua vida mudou radicalmente.

Caldwell chamou atenção do público quando um vídeo com seu testemunho foi divulgado nas mídias. De lá para cá, a convicção da sua identidade sexual heterossexual apenas ganhou forma. Ele não apenas conseguiu abandonar o homossexualismo, como desenvolver atração pelo sexo oposto.

“Agora eu me sinto atraído por mulheres. Eu não me sinto mais atraído por homens. Eu estou liberto disso”, disse ele em uma entrevista recente, segundo o portal The Christian Post.

A homossexualidade em Caldwell, ao que parece, possuía raízes profundas, pois desde muito novo ele já sentia-se atraído por homens, mesmo frequentando a igreja. “Eu sempre participei da igreja”, disse ele. “Mas eu ia só para clamar a Deus e depois eu dormia com algum homem. Mas naquele dia a homossexualidade saiu de mim”.

 

 

 

Leia mais...

Pastor diz que nos odiamos “porque nos esquecemos do evangelho” em nome das diferenças

Os ânimos ficam exaltados em época de eleição. Por conta disso, muitos irmãos em Cristo se esquecem do foco principal do Evangelho e entram em disputas que no lugar de unir, terminam acentuando nossas diferenças e nos distanciando do amor cristão.

O pastor americano Mike Leake fez questão de ressaltar essa realidade em um artigo publicado em seu blog, intitulado: “Vamos ser Honestos e Admitir que Odiamos uns aos Outros”.

“Você é um democrata? Um republicano? Algo no centro? Você é um calvinista? Um arminiano? Ou algum híbrido de ambos? Você é um guerreiro da justiça social? Você é alguém que acredita que as questões de justiça social estão indo longe demais? Ou você está confuso e não tem certeza de onde você é?”, questiona Leake no início do texto.

Leia mais...

Pastor batista que usava site de adultério e teve nome expostopor hackers comete suicídio 

Um pastor que havia se cadastrado no site de adultério Ashley Madison e que foi exposto pela ação de hackers não suportou a pressão do caso e cometeu suicídio.

John Gibson, 56, pastor da Primeira Igreja Batista do Sul em Pearlington, Mississippi (EUA) e professor na faculdade do Seminário Teológico Batista Leavell de Nova Orleans, tirou a própria vida no dia 24 de agosto, uma semana após ter seu nome revelado, junto a centenas de outros pastores.

A família revelou o caso somente essa semana, de acordo com informações do NY Daily News. A esposa de Gisbon, Christi, encontrou o corpo do marido em casa, com um bilhete de despedida.

“Ele falou sobre a depressão. Ele falou sobre ter seu nome lá, e ele disse apenas que estava muito, muito triste. O que sabemos sobre ele é que ele dedicou sua vida para outras pessoas, e ele ofereceu graça e misericórdia e perdão para todos os outros, mas de alguma forma ele não poderia estender isso para si mesmo”, afirmou a viúva.

Leia mais...

Esposa de líder cristão morre enquanto dormia: “Você não sabe quando o Senhor vai te chamar” 

Uma partida sem aviso, foi assim a morte da esposa do escritor, palestrante e diretor executivo do ministério de rádio cristão The Urban Alternative, Jonathan Pitts. Ela faleceu enquanto dormia em sua casa, com apenas 38 anos, deixando quatro filhas, esposo e familiares desolados.

Apesar disso, Pitts encontrou em Deus a certeza de que a vida da esposa estava nas suas mãos, já que ela passou a vida inteira se dedicando ao Senhor. Wynter Evans Pitts também escrevia para um blog, foi fundadora da revista For Girls Like You e era sobrinha do pastor Dr. Tony Evans.

Leia mais...

Pastores alertam para epidemia de suicídio e estimulam ações de prevenção 

Os casos recentes de suicídio mobilizaram lideranças evangélicas brasileiras e internacionais para alertar a Igreja sobre a necessidade de olhar atentamente para a saúde mental e emocional das pessoas à volta.

Silas Malafaia, pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) e psicólogo, usou o Twitter para compartilhar uma reflexão sobre o tema: “O ser humano não tem estrutura para ter uma vida com longos períodos de angústia, porque ela nos faz adoecer fisicamente. Deus, porém, é poderoso para nos livrar dela e trazer paz ao nosso coração. ‘Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia’ (Sl 46.1)”, escreveu.

O pastor aproveitou para comentar sobre um trabalho dedicado aos pastores e pensado como forma de prevenir casos como os registrados recentemente. “A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir o suicídio, que, infelizmente, tem atingido milhares de pessoas, inclusive pastores. Foi por isso que criei o Pastores Juntos, um projeto para caminharmos juntos e compartilharmos os desafios do ministério”, disse Malafaia.

Leia mais...

Escritor expressa preocupação com pregadores despreparados ministrando nas igrejas 

O conhecimento bíblico é indispensável para quem se propõe a divulgar a mensagem do Evangelho. No entanto, nos últimos anos, a Igreja tem assistido, e colaborado, com o surgimento de pregadores despreparados em termos teológicos, o que é um risco perturbador segundo o escritor cristão Daniel Juster.

Juster expressou sua preocupação em um artigo publicado pelo portal pentecostal Charisma News, alertando para o fato de que o carisma dos pregadores jovens pode ocultar a abordagem equivocada da Palavra, mas não pode impedir os efeitos nocivos da distorção do Evangelho.

“Hoje, estamos lidando com um problema significativo. Grande parte da teologia está sendo ensinada aos crentes pela pregação de estrelas da mídia e líderes da Igreja que eu chamaria de pregadores de baixa informação”, contextualizou o escritor. “Eles podem ter carisma, e eles podem até segurar bem uma multidão, mas às vezes dizem coisas estranhas e até mesmo heréticas”, destacou.

Leia mais...

Cristãos fazem campanha contra violência nas escolas: “A oração é a nossa maior arma” 

O momento não é de passividade! Esse é o pensamento do pastor Ronald Floyd, presidente do Dia Nacional de Oração dos Estados Unidos e líder da Cross Church. Ele decidiu fazer uma campanha de oração pelas escolas da sua região, após uma série de tiroteios que aterrorizou a comunidade e chamou atenção do mundo todo.

O pastor explicou que a posição da igreja evangélica diante da situação deve ser de confronto e não de passividade. Uma atitude, entretanto, que visa atingir o mundo espiritual.

“Às Escrituras nos dizem que nossa luta não é contra inimigos físicos, mas contra as forças espirituais do mal (Ef 6:12)”, explica o pastor.

“Isso é fundamental. Quando oramos, não estamos simplesmente pedindo a Deus que nos proteja de ataques violentos. Na verdade, estamos combatendo as forças malignas por trás desses ataques. A oração é a nossa maior arma contra o mal”, completa.

Leia mais...

Ministro do STF suspende lei que proibia erotização infantil e ideologia de gênero nas escolas

As discussões sobre a erotização infantil nas escolas vem sendo impulsionada pela campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República. Ao mesmo tempo, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos práticos de uma lei que impedia o ensino ligado à ideologia de gênero nas escolas.

Na última terça-feira, 28 de agosto, Bolsonaro foi entrevistado no Jornal Nacional e expôs um livreto que integra a gama de materiais didáticos que vêm sendo usado, ao longo dos anos, nas escolas públicas. A recusa dos apresentadores do telejornal da TV Globo em mostrar o conteúdo do material despertou a curiosidade de diversos brasileiros desavisados sobre a realidade da erotização infantil patrocinada pelo governo.

Nesse mesmo contexto, o ministro Barroso – que defende a legalização das drogas e do aborto– decidiu conceder liminar suspendendo uma lei da cidade de Palmas (TO) que proibia o ensino sobre sexualidade e ideologia de gênero nas escolas públicas municipais.

Leia mais...

Ativismo ateu marcado por intolerância religiosa e perseguição já desembarcou no Brasil, diz teólogo 

O ativismo ateu, também tratado como neo-ateísmo, segue uma lógica particular de tentativa de convencimento de religiosos sobre a nãoexistência de Deus, mas também de “proselitismo”, já que tenta atrair quem esteja indiferente na discussão através de argumentos, a princípio, racionais, mas que terminam se traduzindo em perseguição religiosa.

O tema foi discutido no programa De Tudo Um Pouco, da Rede Super de Televisão, com o teólogo Rodrigo Silva, que definiu o neo-ateísmo como um “evangelismo às avessas”.

“Vemos o advento do ateísmo com força, e ele tem diferenças do ateísmo clássico, do século 18, 19 e início do século 20. Qual a diferença? O chamado neo-ateísmo é acima de tudo evangelizador, pois ele tem seus pregadores. […] Vários autores estão popularizando através de livros, querendo levar a juventude para essa ideologia ateia”, disse o teólogo.

Leia mais...

Quase 400 mil evangélicos deixaram a igreja na Alemanha em 2017, aponta relatório

O Cristianismo na Europa vem sofrendo algumas baixas já faz alguns anos. Isso não é novidade para analistas internacionais e lideranças religiosas que acompanham o comportamento das igrejas evangélicas e católicas no decorrer desse tempo, e mais um relatório estatístico divulgado em julho desse ano confirma essa realidade.

Conhecida pela sigla EKD, a Igreja Protestante na Alemanha informou que perdeu 390 mil membros em 2017, um número maior quando comparado à Igreja Católica, que perdeu 268 mil membros no mesmo ano, segundo as estatísticas apresentadas também pela Conferência Episcopal da Alemanha.

Esse número representa uma queda de 1,8%, restando de membros oficialmente registrados 21,5 milhões entre os 82,5 milhões de habitantes que a Alemanha possui.

Leia mais...

Púlpito não é lugar de política, mas de Palavra de Deus, dizem pastores sobre campanhas eleitorais

 

A prática de ceder espaço a políticos em época de eleições e transformar o púlpito em palanque ainda é muito comum nas igrejas evangélicas, fato que não é aprovado por grande parte dos fiéis. Por outro lado, a visão crítica sobre o assunto não significa que se busque uma alienação política dos membros das diversas denominações.

Nesse contexto, os pastores Giuliano Farias e Robson Gomes criticaram a forma como muitos políticos procuram as igrejas em busca de apoio. O assunto foi tema de debate no programa Bate Papo, da Rede Super de Televisão.

“Infelizmente, alguns candidatos – nem digo que são todos – nos procuram justamente nessa época e fica até mal. Se o sujeito está lá com você durante o ano e te visita, vai ao culto e tem esse contato… Mas se ele chega lá para pedir esse tempo justamente só na hora da eleição? Aí fica ruim”, afirmou o pastor Farias.

Leia mais...

“Os hinários serviram para um propósito maior”, defende autor sobre os hinos cristãos 

É impossível separar a história da igreja evangélica dos hinários. Tanto o “Cantor Cristão” quanto a “Harpa Cristã” fizeram e ainda fazem parte das cerimônias religiosas de muitas igrejas protestantes. Todavia, com o passar do tempo a tradição de inserir cânticos desses livros na programação dos cultos foi se perdendo e atualmente já não vemos presente em muitas denominações.

Com o objetivo de resgatar a memória e importância dos hinos cristãos, o autor Christopher N. Phillips escreveu um livro chamado The Hymnal: A Reading History (O Hinário: Uma História da Leitura), onde defende como os hinários ajudaram a fundamentar a doutrina cristã ao longo da história.

“Os hinários serviram para um propósito maior. Hinos de adoração alimentam a personalidade corporativa”, escreve Phillips. “Hinários estavam em todo lugar, não só na igreja, mas nas escolas e nos lares.”.

Leia mais...

Saiba quais foram as 10 maiores descobertas em arqueologia bíblica em 2012 

A cada ano dezenas de instituições realizam escavações arqueológicas nas terras citadas da Bíblia. Algumas dessas escavações chamam a atenção permitir organizar melhor informações importantes que nos ajudam a entender melhor o mundo bíblico em seu contexto social.

Em 2012 várias dessas descobertas foram feitas, e algumas delas foram listadas pelo Christian Messenger. 10 das mais importantes entre essas descobertas encontram-se listadas abaixo:

Leia mais...

Descoberta arqueológica comprova que Jerusalém foi destruída pelos Babilônios, há 2.600 anos

Cada vez que um buraco é cavado no Oriente, um ateu se converte no Ocidente”, diz o ditado popular comum entre os apologistas cristãos, referindo-se ao grande número de evidências e provas que a arqueologia bíblica revela, confirmando os fatos narrados pela Bíblia, tanto no Antigo Testamento quanto no novo.

Outra grande descoberta arqueológica que veio à tona esta semana vem para confirmar, mais uma vez, a inerrância das Escrituras Sagradas, ao revelar ruínas da época em que Jerusalém foi destruída pelos Babilônios em 587 a.C, cerca de 2.600 anos atrás.

O achado ocorreu no sítio arqueológico da Cidade de Davi, localizado no Parque Nacional dos Muros de Jerusalém, capital de Israel.  Vários artefatos raros foram encontrados, desde pedaços de cerâmica, escamas de peixe e ossos, até jarros de armazenamento com selos de uma roseta.

“Esses selos são característicos do final do período do Primeiro Templo e foram usados pelo sistema administrativo que se desenvolveu no final da dinastia da Judéia”, disse Ortal Chalaf e Joe Uziel, diretores de escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Leia mais...

‘Em Nome de Quem?’: jornalista lança livro sobre “projeto de poder” da bancada evangélica

O grupo de parlamentares identificado pela imprensa como “bancada evangélica” forma uma força de atuação que atrai muitos olhares e questionamentos. Em 2018, a jornalista Andrea Dip aprofundou uma reportagem que havia produzido em 2015 e a transformou em livro, expondo os políticos desse grupo a partir de um olhar crítico.

O livro Em Nome de Quem? é uma versão estendida da reportagem Os Pastores do Congresso, publicada em outubro de 2015 pelo portal A Pública, meses antes da conclusão do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Agora, com o texto da reportagem atualizado e transformado em livro, Andrea Dip concedeu uma entrevista ao portal Metrópoles fornecendo pinceladas do que é possível encontrar em sua obra jornalística, e destacando que a proposta não é atacar os evangélicos (meio onde foi criada), mas apresentar a atuação dos políticos eleitos por esse segmento.

Leia mais...

Rabino afirma que várias profecias sobre Israel estão se cumprindo em nossos dias

Israel é a chave para a compreensão de inúmeras profecias bíblicas descritas no Antigo Testamento. O que acontece nesse país possui relação direta não apenas com o futuro dos judeus, mas também de toda a humanidade, algo que para o rabino Tuly Weisz é visível pelo cumprimento de algumas profecias em nossos dias.

“Acredita-se que o aumento na comunidade judaica tenha sido alimentado por membros que retornaram da diáspora (expulsões forçadas dos judeus pelo mundo). Além disso, a população judaica total chegou a seis milhões, trazendo um significado mais profundo, já que este era o número de judeus mortos no Holocausto”, disse Weisz.

O rabino se refere ao fato de que a população de judeus em Israel ultrapassou em 2018 o número de judeus que vivem fora do país, chegando a 6 milhões. Antes, a maior comunidade judia vivia na América. Para Weisz, esse é o cumprimento da profecia escrita em Ezequiel 34:13, como está escrito:

Leia mais...

Justiça proíbe que pastores e padres exerçam função de juiz de paz 

Uma determinação da Justiça estabeleceu um impedimento para que pastores evangélicos e padres católicos atuem como juízes de paz na celebração de casamentos.

O caso se estabeleceu em torno de uma lei estadual do Rio de Janeiro que permitia que os sacerdotes atuassem como juízes eclesiásticos de paz, com finalidade de celebrar as uniões matrimoniais.

De acordo com informações da jornalista Marina Caruso, d’O Globo, a decisão foi tomada após uma ação movida por uma entidade de classe: “Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio julgaram inconstitucional a lei estadual 7.380, de 2016, que permite que pastores evangélicos e padres atuem como juízes eclesiásticos de paz. A ação foi proposta pela Associação dos Notários Registradores do Rio de Janeiro”.

Leia mais...

Escolas incentivam a ideologia de gênero para crianças de 6 anos e revoltam os pais 

A promoção da ideologia de gênero na sociedade está desafiando os pais das escolas escocesas. Um relatório recente mostrou que houve um aumento de 21% na procura de crianças por hospitais psiquiátricos, alegando problemas de disforia de gênero, ou “transtorno da identidade de gênero”, como também é chamado esse conflito de identidade sexual.Um dos dados que mais chamou atenção foi quando o Scottish Public Health Network, responsável pela publicação do relatório, afirmou que crianças com apenas 6 anos estão sendo encaminhadas para unidades especializadas, alegando confusão de “identidade de gênero”.

Isso contraria vários estudos e alertas de entidades como a Sociedade Americana de Psiquiatria, que afirma não ser possível constatar um conflito permanente de identidade de gênero de forma tão precoce, uma vez que cerca de 85% das crianças que alegam tal conflito se ajustam conforme o amadurecimento se não forem influenciadas.

Leia mais...

Policiais cantam tema do filme ‘Deus Não Está Morto’ e são ameaçados de processo por ateus 

Um grupo de ateus ativistas está ameaçando processar um grupo de policiais cristãos que entrou em uma gincana de dublagem interpretando a música-tema do filme Deus Não Está Morto. Mas a crítica aos policiais fez com que o vídeo ganhasse ainda mais repercussão, gerando uma onda de manifestações favoráveis.

A iniciativa de Dean Winter, chefe do Departamento de Polícia da cidade de Crandall, Texas (EUA), de produzir um vídeo com a dublagem da música da banda cristã Newsboys, começou com a simples motivação de participar da gincana #LipSyncBattle, muito popular entre os policiais do país.

O capricho na produção do vídeo, com os policiais uniformizados (uma forma de identificar onde trabalham), gerou reações positivas de milhões de internautas, com o material sendo republicado em diversos canais. No entanto, os integrantes da entidade ateísta Freedom From Religion Foundation (FFRF) viram na brincadeira uma ação de proselitismo religioso.

Leia mais...

Crise na Nicarágua registra mais de 440 mortos, e igrejas se unem em oração pela paz 

A crise política na Nicarágua está à beira de se transformar em uma guerra civil, com confrontos entre diferentes grupos de manifestantes e uso de força de repressão por parte do governo, liderado por Daniel Ortega desde 2007. Nesse contexto, as igrejas do país têm se colocado em posição de clamor a Deus pela restauração da paz.

Os conflitos começaram em abril, quando Ortega publicou um decreto modificando as regras da previdência, exigindo maiores contribuições de trabalhadores e empresários. A população foi às ruas, com trabalhadores, indígenas e estudantes unidos. A reação do governo foi violenta, mas os protestos resultaram em recuo do presidente a respeito do decreto.

No entanto, casos de corrupção e a insatisfação popular com a gestão Ortega fizeram com que os protestos continuassem, e a resposta, novamente, foi violenta por parte do governo. Em três meses, 448 pessoas já perderam a vida, incluindo uma estudante de medicina brasileira chamada Raynéia Gabrielle Lima, 30 anos, morta a tiros, de acordo com informações do G1.

Leia mais...